Política

Doria diz que demora na despoluição do Tietê é culpa de gestões do PT em Guarulhos

"Lamento dizer que as gestões do PT à frente do governo de Guarulhos impediram que um programa de saneamento pudesse ter sido executado há mais de uma década", afirmou o governador

Questionado pelo jornalista Alfredo Nastari, da revista China Hoje sobre os índices de saneamento básico e tratamento de esgoto na Região Metropolitana, o governador João Doria culpou as gestões do PT pela demora na despoluição do Rio Tietê.

“O esgoto de Guarulhos não vai para o Rio Pinheiros e sim para o Tietê e, por isso que eu tenho dito sempre que a despoluição do Rio Tietê vai levar mais tempo do que a despoluição do Rio Pinheiros, e a principal razão, infelizmente, é a cidade de Guarulhos, com um milhão e meio de pessoas e a desatenção completa que tinha no passado em relação ao tratamento de esgoto e o fornecimento de água à população”, afirmou Doria.

“Lamento dizer que as gestões do PT à frente do governo de Guarulhos impediram que um programa de saneamento pudesse ter sido executado há mais de uma década na segunda maior do cidade do estado de São Paulo, uma cidade com um milhão e meio de habitantes”, completou o governador.

As gestões citadas por Doria são, respectivamente de Elói Pietá (2001-2008) e Sebastião Almeida (2009-2016). Ambos do PT. Durante a gestão petista, a dívida do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) saltou de pouco mais de R$ 200 milhões para quase R$ 3 bilhões, um avanço de 1.500%. O prefeito Guti repassou o serviço à Sabesp em troca do perdão da dívida bilionária com o Estado.

“Agora sim. Desde fevereiro deste ano a Sabesp iniciou um programa de tratamento de esgoto e já conseguiu subir de 4% para 20% o nível de tratamento de esgoto, que até então integralmente era jogado no Rio Tietê e gradualmente nós vamos subir esse índice até termos a 100%”, concluiu.

Posso ajudar?