Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 29/6, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o Estado vai aplicar, a partir de quarta-feira, 1°/7, multa de R$ 500 para cidadãos que saírem às ruas sem a máscara protetora. Comércios que aceitarem clientes sem a devida proteção, deverão ser autuados em R$ 5 mil.
A verba arrecadada com as penalidades, de acordo com Doria, serão revertidas para o programa Alimento Solidário, que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade. Os órgãos municipais e estaduais de vigilância sanitária serão responsáveis pela fiscalização.
“Estamos muito próximos de alcançar 100% no uso de máscaras no Estado de São Paulo. Mas, ainda existem pessoas que rechaçam o uso”, reclamou o governador.
“O uso da máscara já é obrigatório, e assim vai continuar até que toda a população esteja vacinada contra o Covid”, completou Doria.
Nesta quarta-feira, o Estado vai retomar a campanha de conscientização do uso das máscaras. As propagandas serão veiculadas em emissoras de rádio, televisão e nas redes sociais oficiais da administração.