Por meio de coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 29/1, o governador João Doria anunciou o cancelamento do feriado de Carnaval, previsto para o dia 16/2, e do ponto facultativo do dia anterior. A medida, segundo Doria, acontece para prevenir aglomerações decorrentes de um feriado prolongado, evitando que trabalhadores utilizem os dias de folga para um lazer que cause tumulto de pessoas.
Na semana passada, em ofício encaminhado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que participa do Centro de Contingência, o prefeito Guti sugeriu ao Estado que seguisse a mesma medida já adotada em Guarulhos, como forma de evitar aglomerações durante o carnaval.
Repartições e serviços públicos funcionarão normalmente nas duas datas. A medida impacta apenas guarulhenses que trabalham em outras cidades, tendo em vista que, em Guarulhos, o prefeito Guti já havia anunciado o cancelamento do Carnaval. O prefeito de Guarulhos, inclusive, enviou ofício ao Centro de Contingência do Coronavírus informando sua decisão no município e sugerindo que a medida abrangesse todo o Estado.