Política

Doria suspende criação da AME Guarulhos e alega falta de orçamento

*Atualizada às 18h40, com a resposta da Secretaria da Saúde
 
Não será em 2019 que o guarulhense verá o andamento das obras do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na cidade. Prometido para este ano pelo ex-governador Marcio França – que assinou o decreto nº 63.688, criando o equipamento de saúde, em 6 de setembro do ano passado –, o AME não será construído por não haver “previsão orçamentária para 2019”, de acordo com documento do Grupo de Planejamento e Avaliação (GPA) da Secretaria Estadual de Saúde do governo João Doria. O documento é datado em 30 de abril.
 
O GuarulhosWeb procura a Secretaria Estadual de Saúde há quase dois meses para saber novidades sobre o AME e o Hospital da Mulher, sem sucesso. O primeiro contato da Redação foi feito no dia 15/04. Outros dois e-mails e vários telefonemas foram feitos depois, sem as respostas. Nesta terça-feira, 4/06, o portal protocolou o mesmo pedido de informações via Lei de Acesso à Informação.
 
Nesta sexta, 7/06, a Redação teve acesso a uma cópia do documento do GPA da Secretaria da Saúde, deixando claro que as obras da AME não acontecerão em 2019. Foi feito novo contato com a pasta e a resposta está no fim deste texto, na íntegra.
 
Inicialmente previsto para ser construído em área na região do Macedo, o AME deveria ser instalado no Parque Cecap, em área próxima ao clube do bairro. O AME será uma unidade de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecerá consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.
 
No documento negando o AME em Guarulhos, o governo Doria alega que a região de saúde do Alto Tietê, à qual pertence Guarulhos, já conta com um AME em Mogi das Cruzes, distante cerca de 50 km. A Secretaria de Saúde afirma, ainda, que a Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde “concorda ser justificável a implantação em Guarulhos”.
 
Resposta da Secretaria Estadual da Saúde
"A Secretaria de Estado da Saúde informa está avaliando a proposta de implantação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e do Hospital da Mulher em Guarulhos. A criação dos serviços é analisada de forma estritamente técnica e de acordo com a realidade orçamentária do Estado.
 
A pasta tem trabalhado na revisão de demandas regionais, com o intuito de auxiliar os municípios e serviços conforme as necessidades dos pacientes."
 

Posso ajudar?