Cidades

Doses fracionadas da vacina contra febre amarela beneficiarão 19,7 milhões

Uma reunião que aconteceu em Brasília nesta terça-feira (9) definiu os próximos passos das ações de imunização fracionada contra a febre amarela em 75 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Este ano três casos de morte provocados pela doença foram registrados. Todos os pacientes estiveram na cidade de Mairiporã. Uma das vítima era morador de Guarulhos.
 
Os estados foram escolhidos a partir de um estudo que comprovam evidências de circulação do vírus. As vacinas passam de 0,5 ml para 0,1 ml. Segundo o Ministério da Saúde, a dose é eficaz e mantem a imunidade por 8 anos.
 
As doses diluídas devem ser aplicadas entre fevereiro e março e devem imunizar 95% da população das áreas de risco, o equivalente a 19,7 milhões de pessoas. “É uma medida emergencial que visar dar uma cobertura vacinal para uma população brasileira de áreas onde não circulava o vírus. Então quando a gente identifica o macaco com febre amarela nos temos que dar cobertura vacinal para a população que está ao entorno” explicou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
 
Ainda segundo o ministro, a diluição da dose se da devido a extensão da área onde o vírus circula. Para os demais estados as dose estarão disponíveis nos postos de saúde.
 
As crianças com menos de 2 anos, pacientes com a saúde debilitada, com pessoas que  passaram por quimioterapia e portadores de HIV, gestantes e pessoas que vão viajar para áreas de risco devem tomar a dose única.
 
Em Guarulhos as doses estão disponíveis em 30 UBSs, até esta segunda-feira (9) 292.860 mil pessoas haviam sido vacinadas.
 
Cavadas, Munhoz, Ponte Grande, Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi. É necessário apresentar carteirinha de vacinação (crianças com idade a partir de 9 meses e adultos com até 18 anos). Maiores de 18 anos, devem apresentar RG (original). Pessoas acima de 60 anos devem apresentar prescrição médica para se vacinar.

Posso ajudar?