Esportes

Dupla de Guarulhos participará de prova de Ultraman no RJ em 2015

Se você já acha exagerada uma prova em que os atletas se submetem a uma epopeia que varia de 8 a 14 horas de prova direto alternando 3.800 metros de natação, 180km de bicicleta e uma maratona de 42km corrida, tudo para conquistar o título de Ironman, imagine dobrar essa rodagem e mais um pouco?
 
Esta difícil tarefa está presente na Ultraman, uma lendária competição de triathlon realizada no Havaí, na Ilha de kailua-Kona, que existe há mais de 30 anos. A prova é dividida em três dias: No primeiro, os atletas nadam 10km em mar aberto e pedalam 145km; no segundo, pedalam 276km; e no terceiro, para “fechar a conta”, duas maratonas (84km). 
 
Não são muitos atletas que se propõe a tal desafio mas alguns participantes decidiram trazer esta prova para o Brasil, mais precisamente entre as cidades de Paraty e Rio de Janeiro, nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril de 2015. 
 
Serão apenas 32 participantes que passaram por um verdadeiro vestibular, que iniciou com uma entrevista e um estudo de currículo que afere a obrigatoriedade da participação de pelo menos uma prova de Ironman ou uma Ultramaratona (84km), bem como – é claro – da assinatura de um termo de responsabilidade.
 
Entre os participantes estão australianos, americanos, Havaianos, Ingleses, Argentinos e, dentre os brasileiros, dois guarulhenses, Eduardo Albuquerque e Denis Cesar Baptista que treinam diariamente nas academias da cidade.
 
Baptista, com 32 anos, tem um currículo respeitado no circuito. Fez 5 provas de Ironman, participou por duas vezes do desafio 14 bis, 24 km de natação e foi campeão paulista de Triathlon Sprint na categoria 30/34 anos, além de  campeão do TriMaster, Campeonato Brasileiro de Triathlon Master, realizado pela primeira vez em 3 estados, MG, SP e RJ, participando de todas as etapas. É Personal Trainer e empresário do segmento de Marketing Esportivo. “Em vista do currículo dos participantes desta prova, ainda estou engatinhando mas, certamente, é uma honra estar entre eles e com foco nos treinos, fecharemos esta prova”, disse.
 
Albuquerque, 29 anos, o mais jovem entre os homens a participar do Ultraman – Ultra Triathlon Brasil 515 – já fez 3 provas de Ironman e outras 8 de “meio” Ironman (70,3 milhas) e ficou entre os 20 melhores de sua categoria. Este ano, irá competir em uma maratona no deserto do Atacama. Profissionalmente, Eduardo é educador físico e também Personal Trainer especializado em terapias manuais. “O Ultraman será uma experiência ímpar pra mim. A energia que  envolve essa competição é enorme,  e o fato de estar no meio desse grupo me dá certeza que será de grande experiência, inclusive representando a cidade”, afirmou Albuquerque. 
 
Em relação ao volume de treinamento, ele realmente beira  à insanidade. Faltando 6 meses para a prova, os atletas já estão nadando cerca de 12 km por semana, pedalando próximo de 500 km e correndo 100 km. “O treinamento externo é sempre mais complicado, porque – por exemplo – o percurso de bicicleta é de cerca de 200km, como se fosse uma distância de ida e volta a Campinas”, afirmou Eduardo, que lembrou do último treino de bike, que foi de Mogi a Campos do Jordão, sem contar que os treinos de natação exigem distância parte do trajeto em alto-mar.
 
Patrocínio
Ambos atletas estão focados nos treinos e farão as provas com recursos próprios. “Temos o apoio da Academia e de algumas pessoas mais próximas. Os custos de uma prova com esta envolvem não só a inscrição, mas o uso dos equipamentos, a exemplo da bicicleta reserva e barco para acompanhar os 10km de natação bem como a equipe de apoio no dia da prova, sem contar com todo o investimento na suplementação alimentar durante o treinamento”, lembra Denis. Caso algum empresário tenha interesse em apoiar os atletas e ter uma contrapartida estampada em seus materiais esportivos que terão visibilidade internacional, pode entrar em contato pelos telefones (11) 99913-4223 com Eduardo ou (11) 94729-9748 com Denis.