Os irmãos Ataíde e Genílson Malafaia Fernandes formam a dupla tricampeã de dominó que disputam as Olimpíadas da Melhor Idade de Guarulhos (Omig) e que também vai representar a cidade nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), em outubro na cidade de Guaratinguetá. A dupla conta com a convivência de uma vida inteira como aliada para derrubar os adversários. “A gente dá umas porretadinhas nos caras por aí. Tem muita gente ruim”, diz Ataíde, de 63 anos, em tom de brincadeira. Entretanto, Genílson vê as partidas contra as mulheres como as mais difíceis.
“O problema é que nós respeitamos muito e procuramos sempre ser gentis e aí caímos do cavalo”, diverte-se ele. Sobre a primeira participação no Jori, a dupla espera fazer bonito em Guaratinguetá. “Vamos fazer o possível para trazer as medalhas, troféus, ou tudo o que simbolize ser campeão”, diz Ataíde. “Eu acho uma honra levar o nome da cidade onde eu vivo há mais de 50 anos”, completa Genílson.
Porém, os dois acreditam que a competição no Vale do Paraíba vai além das disputas. “Acho que um dos maiores objetivos do Jori é a confraternização com as pessoas”, acredita Genílson. “Eu espero que a gente faça um bom torneio e seja campeão, mas também valem as amizades que fazemos por aí”, avalia Ataíde.
Mas os irmãos sabem que vão encontrar uma grande dificuldade: o regulamento. “É diferente do correto. Até reclamamos, mas não terá mudança. A diferença já está na saída da partida, pois os jogo segue no sentido contrário do habitual, que é o anti-horário”, diz Genílson.