Cidades

Durante visita de ministro Marcos Pontes, Guti pede parque tecnológico para Guarulhos

O ministério vai trabalhar com o município para que isso se concretize de maneira eficiente e no menor prazo possível", disse o ex-astronauta

Durante a cerimônia que apresentou Guarulhos como uma das cidades parceiras do “500 Voluntários Já“, programa do governo federal, em resposta a questionamento do GuarulhosWeb, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic), Marcos Pontes, afirmou que o prefeito Guti pediu a ele a construção de um parque tecnológico para o município.

“Nós tratamos e eu fiquei muito feliz de saber é a possibilidade de ter na cidade um parque tecnológico. A ideia inicial que começaremos a estudar e nós temos a metodologia de como desenvolver e auxiliar a cidade na implantação. A ideia é de que seja no setor de fármacos, pois a cidade tem a vocação pra isso e tem todas as características essenciais”, relatou Pontes.

“Tendo um parque dessa natureza, além do desenvolvimento de produtos, abre a possibilidade de novos empregos e novas empresas e traz mais riqueza ao município. É isso que a gente quer, qualidade de vida para as pessoas do local, além de deixar o país mais preparado. O ministério vai trabalhar com o município para que isso se concretize de maneira eficiente e no menor prazo possível”, completou.

Sonho antigo

Em agosto de 2017, a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) do município credenciou o Centro de Inovação Tecnológica | Innovation (Citig), o primeiro da cidade, no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI). Projeto da atual administração realizado em parceria com o Colégio e Faculdade Eniac, o Citig era uma condição para o avanço do projeto do Parque Tecnológico.

Um ano depois, o prefeito Guti e o então secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, entregaram na Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação do Estado os documentos necessários para o credenciamento provisório do Parque, assinados em outubro do mesmo ano. 

O projeto tinha como objetivo uma área em Cumbica para as instalações. No entanto, desde então, não houve avanço.

Posso ajudar?