O Renault Duster chegou ao mercado nacional para se posicionar como principal opção ao Ford EcoSport para consumidores que ingressam no mundo dos SUVs pela porta dos compactos, que são mais em conta. Não demorou para ele ocupar bem este espaço. A Duster 2016, avaliada pelo GuarulhosWeb na versão Dynamique 1.6 16V com câmbio manual, durante uma semana, revela que cumpre com sobras seu papel.
Trata-se de uma versão bem equipada, mas com motorização 1.6 16V que – a princípio – pode até passar a ideia que é um pouco fraca para um carro que se apresenta como robusto e familiar. Porém, ele se comporta muito bem, dentro daquilo a que se propõe. Lógico que o sonho de consumo de quem busca um SUV é algum modelo equipado com motor mais forte, talvez com câmbio automático e tração 4×4. Só que isso tem um preço.
Aí, algumas perguntas pertinentes: quem usa tudo isso? vale o investimento se a maior parte do uso do modelo será na cidade ou numa viagem ou outra, geralmente, em estradas em boas condições? Só fazer as contas. Um Duster 2.0 4×4 manual tem preço de tabela R$ 75,8 mil. Um com câmbio automático, mas 4×2, sai por R$ 75,6 mil. Já o modelo avaliado, com motor 1.6 16V, com um bom numero de equipamentos de série, custa R$ 67,7 mil. Mas há uma versão mais simples, de entrada, que em promoção pode ser adquirido até por R$ 60 mil.
Versão com motor 1.6 16V se dá bem na cidade e estrada
Se a opção é gastar menos de R$ 70 mil, o Duster Dynamique 1.6 16V com câmbio manual pode ser sim uma ótima opção. Durante a avaliação, entre cidade e estrada, o pequeno SUV demonstrou um ótimo desempenho. O motor não é fraco. Ele responde bem nas mais diferentes condições, mesmo com o ar condicionado ligado e quatro pessoas a bordo. O câmbio manual de 5 marchas é macio, tem trocas fáceis mesmo em reduzidas rápidas.
A Renault informa que essas boas respostas do motor 1.6 16V se dão devido ao ganho de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina.
Modelo 2016 fica mais bonito
Numa olhada rápida, você até pode não perceber as mudanças no visual do Duster 2016. Mas basta um pouco mais de atenção para perceber que o modelo está bem mais atraente. Ele conta com novos para-choques dianteiro e traseiro, nova barra no teto e novas rodas. Tem ainda novos faróis dianteiros e as novas lanternas traseiras com LED.
Na parte traseira, o amplo porta-malas de 475 Litros, o maior entre os principais concorrentes, agora é equipado com tampa rígida e dobrável, facilitando o acesso aos objetos e apoio na parte superior do compartimento.
O que o Dynamique oferece de série:
Airbag duplo, freios ABS
direção hidráulica
travas elétricas
volante com regulagem da altura
rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth
vidros elétricos
Media NAV Evolution
faróis de neblina
para-choques na cor da carroceria,
rodas aro 16 polegadas de liga leve,
piloto automático
comando elétrico dos retrovisores
sensor de estacionamento
computador de bordo