Carro

Duster Dynamique 1.6 CVT, um honesto SUV urbano

Na disputa dos SUVs menores urbanos, a Renault oferece a Duster como uma opção interessante em um mercado cheio de alternativas, que procura atender diferentes gostos e bolsos. A versão CVT, equipada com motor 1.6 Sce, se apresenta bem interessante para quem busca um carro robusto perto dos R$ 80 mil. Em termos de visual, ela não se destaca tanto, já que ainda mantém a mesma reestilização de 2015 e segue a espera da atualização, já presente nos modelos em circulação na Europa. 
 
Com câmbio CVT de seis marchas virtuais, o Duster se tornou mais interessante a um consumidor que busca conforto, ainda mais aquele que utiliza o SUV no trânsito urbano. Tem motor quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potência máxima de 118cv (gasolina) e 120cv (etanol) a 5.500rpm e torque máximo de 16,2kgfm (g/e) a 4.000rpm. A troca de marchas, apesar de em alguns momentos o motor pedir mais, não incomoda muito. Acaba até sendo suave, sendo notada apenas quando se quer avançar muito além, como em uma acelerada rápida demais numa dessas subidas mais íngremes de nossas cidades. Aí não tem jeito, o ronco sobe e o solavanco é certo. No consumo, o computador de bordo acusa de 6,5 a 7 km/l de gasolina. 
 
Já quando o Duster 1.6 CVT vai para a estrada, o comportamento melhora consideravelmente e a troca de marchas se torna praticamente imperceptível sem trancos. Apesar de parecer mais esperto, indo de forma tranquila à casa dos 120 km/h numa rodovia, sofre um pouco nas retomadas, pedindo mais força no acelerador. O computador de bordo, nestas condições, aponta para a casa dos 10 km/l. 
 
A versão Dynamique, avaliada pelo GuarulhosWeb, apresenta visual um pouco mais esportivo, com racks de teto e alguns detalhes que insinuam alumínio, como nos estribos. O visual conservador é marcante. Mas já traz avanços que inspiram modernidade como faróis de três elementos e luzes diurnas.
 
Por dentro, como sempre foi, o Duster dá um banho em termos de espaço, acomodando bem até cinco ocupantes. Os bancos dianteiros são bem confortáveis, com regulagem de altura para o motorista. O modelo conta com três apoios de cabeça no banco traseiro indicando que há espaço bom para um trio. O porta-malas não deixa a desejar, com espaço para 475 litros de volume, o suficiente para levar a carga de uma família inteira, desde que não haja exageros.
 
Há muito plástico no acabamento, mas com detalhes em black piano nos puxadores das portas e no painel. Os bancos são revestidos em couro preto e marrom, um item opcional que deixa o Duster mais “sofisticado”. O volante também é revestido em couro e conta com comandos para o controlador de velocidade. O áudio pode ser controlado por meio de um manete atrás do volante, comum nos modelos Renault há bastante tempo já. O painel de instrumentos é de fácil visualização, com conta-giros e velocímetro analógicos e computador de bordo.
 
O que o Duster Dynamique 1.6  CVT oferece por R$ 81.914,00
– câmera de ré, 
-sensor de estacionamento traseiro e o 
– sistema Eco Driving, que pode ser acionado por meio de tecla no console, com informações visualizadas na tela do multimídia. Por meio dele, o motorista recebe dicas de como dirigir de maneira econômica e ainda confere os números de consumo médio e total, a velocidade média e as distâncias percorridas.
– central multimídia Media NAV Evolution, que traz rádio, Bluetooth, sistema de navegação GPS integrado e o Eco Driving, que auxilia o motorista a dirigir de maneira econômica. 
– tela tátil de sete polegadas
– sistema multimídia é compatível com iPhone e iOS 6, possibilitando fácil conexão à rede 3G e por WiFi. 
-rodas de liga leve de 16 polegadas 
– Faróis de neblina, 
– barras de teto longitudinais, 
– retrovisores externos na cor da carroceria, 
– repetidor de pisca-alerta lateral, 
– luzes diurnas, 
– controle de tração e estabilidade, 
– vidros dianteiros e traseiros com função one touch, 
– computador de bordo com 10 funcionalidades, 
– ar-condicionado, 
– regulador e limitador de velocidade 
– direção eletro-hidráulica, 
 

Tags
Posso ajudar?