Quem precisa de uma picape compacta, mas não pode abrir mão de espaço interno para quatro ou até cinco pessoas, ganhou algumas opções para fugir das cabines duplas derivadas de carros pequenos. A Renault Oroch – que parte da SUV Duster – foi a primeira a surgir como opção a Fiat Strada e a VW Saveiro, que – no fim das contas – ofereciam pouco espaço para os ocupantes e também para cargas. Logo em seguida, chegou ao mercado a Toro.
Tanto a Oroch (R$ 63,6 mil na versão de entrada expression) como a Toro (a partir de R$ 82,4 mil) se colocaram no meio do caminho entre as pequenas e as picapes médias, como a Chevrolet S10 (a partir de R$ 93,7 mil) – que foram crescendo com as últimas atualizações e acabaram, para determinados usos, tornando-se um pouco caras demais.
Se preferir uma versão intermediária, com o mesmo motor 1.6, mas com mais equipamentos embarcados, há a Dynamique, a partir dos R$ 69 mil, modelo avaliado pelo GuarulhosWeb durante uma semana. O motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.
Para quem já tinha andado com a versão equipada com motor 2.0, de 148 cavalos, havia a impressão que a Oroch 1.6, com câmbio manual de cinco marchas, poderia ser fraca. Mas não é. Apesar dos quase 40 cavalos a menos, ela dá conta do recado, apresentando-se mais econômica sem perder muito em agilidade no trânsito urbano.
Talvez, a pequena diferença de preço, possa levar o consumidor a optar pela 2.0, que conta – inclusive com câmbio manual de seis marchas. Para compensar, a Renault oferece o modelo com a quarta e quinta marchas com relações mais longas, o que garante mais agilidade. Para agradar mais, a versão Dynamique conta com conectividade oferecida pelo sistema Media NAV Evolution, sensor de ré, piloto automático e computador de bordo.
Com quatro portas e cinco lugares, a Renault Duster Oroch oferece habitabilidade de um SUV. A picape tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o Duster. No total, são 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos, números que garantem bom espaço tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro.
Quatro passageiros viajam confortavelmente graças ao ótimo espaço para pernas e cabeças. Um quinto até consegue ir no meio, mas já com o conforto comprometido. Mas nada que se compare à falta de espaço no banco traseiro das picapes pequenas, que “fingem” ser cabines duplas.
Ao volante, o motorista encontra facilmente uma posição ideal de dirigir graças aos ajustes de altura do banco e da coluna de direção. A posição de dirigir elevada garante ótima visibilidade e facilita a identificação de obstáculos ao redor do veículo, garantindo maior segurança. O volante ergonômico tem ótima empunhadura, teclas do piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.
Caçamba dá conta de volumes maiores
A caçamba da Oroch oferece 683 litros de espaço, em seus 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A proteção de plástico já vem de série e a tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga do veículo é de 650 kg.
Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. O sistema é totalmente seguro, pois demanda o uso da chave do veículo para abertura e a tampa aberta.
Equipamentos de série
Ar-condicionado
rádio CD MP3 com 4 alto falantes (3D Sound by Arkamys) + USB + Bluetooth
vidros elétricos
alarme perimétrico
assento do condutor com regulagem de altura
barras no teto
santantônio e protetor de caçamba
Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring
faróis de neblina
rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”
piloto automático
comando elétrico dos retrovisores
sensor de estacionamento
computador de bordo
vidros do motorista com comando one touch