A CCR NovaDutra contabilizou entre o mês de agosto até o dia 12 de outubro deste ano a passagem de 16.964 romeiros a pé pelos acostamentos da via Dutra em direção ao Santuário Nacional de Aparecida.
Somente entre a zero hora do dia 10 e a meia-noite do dia 12/10, feriado de Nossa Senhora Aparecida, foram contabilizados 15.292 romeiros, uma queda de 36% comparado ao mesmo período do ano passado que foi de 23.984 romeiros. A contagem dos romeiros é realizada pela equipe operacional da Concessionária durante a passagem pela cidade de Pindamonhangaba (SP), no km 87.
Ocorrências com romeiros
Durante o período de maior movimento em direção à Aparecida foram registrados 05 atropelamentos envolvendo romeiros, com oito feridos e uma morte.
A equipe de resgate do SOS Usuário da CCR NovaDutra também registrou o atendimento clínico a 27 peregrinos, que passaram mal durante a caminhada a Aparecida uma queda de 61% em relação ao mesmo período de 2019 que foi de 71 romeiros.
Tráfego
A previsão realizada pela Concessionária leva em consideração, principalmente, o comportamento do tráfego em feriados passados, neste caso, as operações de feriado de 12 de outubro de anos anteriores. Em virtude da excepcionalidade desta pandemia e da ausência de qualquer registro histórico semelhante, a CCR NovaDutra não divulgou a previsão de tráfego, em função, como já foi dito, da ausência de dados que permitam previsões assertivas.
No período de operação do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a Concessionária atuou normalmente na operação da rodovia Presidente Dutra. As equipes da Concessionária, entre eles, médicos, agentes de atendimento pré-hospitalar e equipes de emergência e de operação, estiveram à disposição na rodovia 24 horas, em regime de revezamento, distribuídas em 11 bases operacionais ao longo da via Dutra.