Assim que as obras na rodovia Presidente Dutra, no trecho de Guarulhos, entre São Paulo e Arujá, estiverem concluídas em março de 2025, os motoristas que optarem por utilizar a pista expressa serão monitorados por 21 radares, no sistema free flow, espécie de pedágio que cobra por quilômetro rodado sem a necessidade de parar em cabines. Quem utilizar as pistas laterais e marginais não pagarão pedágio conforme ficou definido no processo de concessão, obtido pela CCR RioSP.
Ou seja, motoristas que utilizam o trecho da Dutra entre São Paulo e Guarulhos, em ambos os sentidos, não serão obrigados a pagar pedágio nas pistas marginais, que dão acesso à região central e aos bairros da cidade. Porém, quem preferir utilizar a pista expressa, que está em processo de ampliação, passando de duas para três faixas de rolamento, além de ter acesso direto para as rodovias Fernão Dias e Hélio Smidt, para ir ao Aeroporto, pagarão o pedágio.
Os equipamentos de free flow já começaram a ser instalado ao longo de um trecho de 25 quilômetros, que vai de Arujá até a capital paulista. Seis dos radares já estão em processo de instalação. Esses novos dispositivos serão posicionados nas entradas e saídas das pistas marginais, que estão em fase de construção para facilitar o tráfego. A cobrança pelo uso do sistema será iniciada assim que as obras forem finalizadas.
O funcionamento do sistema se dá por meio de pórticos equipados com câmeras que reconhecem as placas dos veículos em movimento ou as tags de identificação. Para os veículos que possuem tags válidas, a cobrança será feita automaticamente, enquanto aqueles sem o dispositivo terão um prazo de 30 dias para regularizar o pagamento. Atualmente, existem três sistemas semelhantes em rodovias estaduais de São Paulo, mas a Dutra se tornará a primeira rodovia federal a implementar essa tecnologia.
A tarifa a ser cobrada ainda está em discussão entre a concessionária responsável e a ANTT, e não se sabe se será uma tarifa fixa ou dinâmica. Importante ressaltar que a praça de pedágio tradicional localizada em Arujá permanecerá em funcionamento. Motoristas que pagarem a tarifa nessa praça e optarem por seguir para São Paulo sem utilizar as pistas marginais não serão afetados pelo sistema free flow.
O objetivo principal da implementação desse sistema é melhorar o fluxo de veículos, proporcionando uma alternativa mais ágil e eficiente para os motoristas, além de contribuir para a redução de congestionamentos.
O trecho que receberá os 21 pórticos está passando por obras que visam aumentar a capacidade de tráfego, incluindo a construção de novos viadutos e a ampliação das pistas expressas. O investimento total para essas melhorias é estimado em R$ 1,4 bilhão.