A concessionária NovaDutra vai desviar o tráfego de veículos da pista expressa da Dutra – entre os kms 216,6, em Cumbica, e 211,1, em Bonsucesso (sentido Rio de Janeiro), neste sábado, 21/04, para dar prosseguimento às obras de implantação do trevo Jacu Pêssego (fase II), no km 213,3, com a concretagem da laje do equipamento. O trânsito será desviado para a pista marginal. O tráfego da pista expressa sentido São Paulo permanece operando em desvio para a pista marginal entre os quilômetros 212,5 retornando para a pista expressa no km 214,9.
Cerca de 200 funcionários, entre colaboradores da concessionária e das empresas prestadoras de serviço, estarão empenhados na concretagem da laje onde serão utilizados cerca de 800m³ de concreto, 81 toneladas de aço, três bombas lanças, 40 caminhões betoneiras para a realização dos trabalhos. A operação está prevista para ocorrer a partir das 7h e deve durar entre 12 e 16 horas de concretagem.
A implantação do novo trevo Jacu Pêssego (fase II) consiste na construção de quatro viadutos: um na pista expressa sentido São Paulo e os outros três no sentido Rio de Janeiro – um na pista expressa, um na pista marginal e outro em via local. Com previsão de término em maio de 2019, as obras contam com investimento de R$ 20 milhões e complementam os serviços que serão realizados pela Prefeitura de Guarulhos, possibilitando, no futuro, o prolongamento da Avenida Jacu Pêssego e a interligação com a via Dutra. Em conjunto, os trabalhos vão proporcionar mais fluidez ao tráfego da rodovia na região, por onde passam cerca de 160 mil veículos diariamente, em ambos os sentidos. Além disso, vão oferecer a Guarulhos um novo corredor de transporte e um novo acesso à cidade.