Cinema

DVDTeca – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

As pequenas grandes coisas da vida

A vida compõe-se e revela-se em sua plenitude nos pequenos gestos, nos pequenos atos, em pequenos momentos que se entrelaçam em meio ao turbilhão mecânico do cotidiano.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain narra a história de uma menina que desenvolve uma sensibilidade enorme pelo fato de viver sempre isolada das pessoas. Esse distanciamento estabeleceu uma relação diferente com as coisas e os seres, desenvolvendo um jeito especial de enxergar e lidar com o mundo.

Amélie (Audrey Tautou) leva uma vida aparentemente insossa. Sem namorado, sem amigos, com um pai indiferente e uma mãe neurótica, trabalha como garçonete ao lado de pessoas comuns, com seus problemas rotineiros, neuras, carências e decepções.

Mas a vida de Amélie rompe a monotonia ao encontrar uma caixinha atrás do azulejo do seu banheiro, contendo "pequenas" lembranças de um menino que lá morara por volta de 1950. Diante disso, resolve encontrar esse menino, agora já um homem, para lhe entregar seu tesouro de infância.

A reação do homem ao encontrar a caixinha com suas recordações desencadeia em Amélie uma nova percepção e um novo sentido para sua vida.

Amélie sente que pode ajudar também as pessoas a "quebrarem" o ritmo insosso e insano do cotidiano. Com essa nova relação com o mundo, acaba expandido seu universo particular e descobre o Amor. Amélie apaixona-se pelo jovem Nino Quincampoix (Mathieu Kassovitz), que também possui uma vida à margem do que é estabelecido como certo nesse mundo mercadológico.

Ao mesmo tempo em que encontro gera um sentido para sua vida, Amélie começa a tentar mudar o destino das pessoas ao seu redor. Faz, de forma sutil, de tudo para que as pessoas encontrem sua felicidade.

Numa fronteira entre o conto de fadas e a realidade, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, embalado pela excelente trilha sonora de Yann Thiersen, revela que o valor da vida está nas pequenas grandes coisas do cotidiano. Um filme para ver e rever ao longo da vida…

Premiações – Recebeu 5 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original.  Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu 13 indicações ao César, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Audrey Tautou), Melhor Ator Coadjuvante (Rufus e James Debbouze), Melhor Atriz Coadjuvante (Isabelle Nanty), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Desenho de Produção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Roteiro.

Curiosidades – O namorado de Amelie no filme é, na vida real, o diretor de cinema Mathieu Kassovitz, autor do ótimo filme O Ódio (La Haine, 1995), que narra a história de três imigrantes tentando sobreviver numa Paris racista. Os tons verdes, vermelhos e azuis que predominam e dão um ar ainda mais de fábula ao filme. Os tons são inspirados na obra do artista plástico brasileiro Juarez Machado.O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d´Amélie Poulain, 2001), de Jean-Pierre Jeunet. Comédia/Romance – Colorido – 122 min. Veja também outros filmes de Jean-Pierre Jeunet – Delicatessen (1991) e Ladrão de Sonhos (1995).

Ricardo Flaitt é jornalista.
Dicas e sugestões para: [email protected]

Posso ajudar?