Artigos

É brincando que se aprende!

A brincadeira é, para a criança, um dos principais meios de expressão, possibilitando a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo. 
 
Brincar é importante por ser uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança, permitindo que a mesma tome decisões, expresse sentimentos e valores, conheça a si mesma, aos outros e o mundo em que vive. A brincadeira deve ser a atividade que ocupa o maior espaço de tempo na infância. Nada de encher a agenda da criança de atividades extracurriculares, elas tem que brincar!
 
A criança é cidadã e tem seus direitos: poder escolher e ter acesso aos brinquedos e às brincadeiras é um deles. Mesmo sendo pequena e 
vulnerável, ela sabe muitas coisas, toma decisões, escolhe o que quer fazer, olha e pega coisas que lhe interessam, interage com pessoas, expressa o que sabe fazer e mostra em seus gestos, em um olhar, em uma palavra, como compreende o mundo. É necessário estimular a curiosidade natural desta idade.
 
Ainda que o brincar possa ser considerado um ato inerente à criança, exige um conhecimento, um repertório que ela precisa aprender. Brincar demanda suporte de um adulto, observação, planejamento já que a criança não nasce sabendo brincar. Para estimular seu desenvolvimento, a criança deve frequentar um ambiente organizado para recebê-la, relacionar-se com as pessoas (adultos e crianças), escolher brinquedos, descobrir os usos dos materiais e contar com a mediação do adulto ou de outra criança para aprender novas brincadeiras e suas regras. Depois que aprende, a criança reproduz ou recria novas brincadeiras e assim vai garantindo a ampliação de suas experiências. E, assim, vai experimentando o mundo: vendo, falando, movimentando-se, fazendo gestos, desenhos, marcas, encantando-se com suas novas descobertas. 
 
A qualidade da brincadeira faz a diferença na experiência presente e futura, contribuindo de forma única para a formação integral das crianças.
Para facilitar essas vivências os espaços de brincar estão vindo com força total! Aqui em Guarulhos o Pé no Chão – Espaço de Brincar disponibiliza espaço adequado para proporcionar o livre brincar para crianças de 0 a 6 anos, além de uma equipe de brincadores especializados. Possui um amplo quintal, espaço para oficinas, brinquedos pedagógicos e uma proposta brincadológica elaborada por pedagogos. 
 
Daniela Falcão – Pé no chão – Espaço de Brincar  
 

Posso ajudar?