A economia dos EUA criou 271 mil empregos em outubro, informou o Departamento do Trabalho. O resultado veio bem acima das 183 mil vagas esperadas pelos economistas consultados pela Dow Jones Newswires. Além disso, revisões nos dados de agosto e setembro mostraram que, no total, foram criados 12 mil empregos a mais nesses meses do que o inicialmente calculado.
A forte criação de empregos em outubro e as revisões levaram a média mensal de criação de vagas nos três últimos meses para 187 mil.
Os ganhos médios por hora dos trabalhadores do setor privado aumentaram 0,36% em outubro ante setembro, ou US$ 0,09, no mês passado, para US$ 25,20. Em comparação com outubro do ano passado, o aumento foi de 2,5%. A média de horas semanais trabalhadas ficou inalterada em 34,5 horas em outubro.
A proporção de norte-americanos participando da força de trabalho permaneceu estável em 62,4% em outubro, ainda o nível mais baixo desde 1977.
Os empregos criados em outubro se concentraram no setor privado, que acrescentou 268 mil vagas, enquanto a folha de pagamentos do governo cresceu apenas 3 mil.
Em outubro, 7,9 milhões de trabalhadores norte-americanos que queriam emprego não conseguiram encontrar um. Fonte: Dow Jones Newswires.