A economia do Estado de São Paulo teve retração de 0,5% em janeiro de 2015 ante dezembro de 2014, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Seade, nesta quinta-feira, 26. De acordo com o PIB Mensal, na comparação com janeiro de 2014 a queda foi de 4,7% e, nos 12 meses até janeiro, a contração da economia paulista ficou em 2,3%.
Na passagem de dezembro para janeiro, em São Paulo, a agropecuária e a indústria cresceram 1,8% cada, enquanto os serviços tiveram retração de 1,5%. Na base de comparação interanual, pesaram para a queda de 4,7% recuos de 5,4% na agropecuária, de 4,4% na indústria e de 4,8% nos serviços.
Em nota, a Fundação Seade destaca que as condições econômicas desfavoráveis à indústria têm contribuído negativamente para o desempenho da economia paulista. “A economia do Estado caracteriza-se por ser mais industrializada e integrada ao mercado interno – representa cerca de um terço do PIB nacional, sendo fortemente dependente das diretrizes nacionais de política econômica”, diz o texto.