Meio Ambiente

Economia verde: gestão de processos é fundamental para transformação da empresa

A adoção de práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) ganhou mais força na agenda empresarial deste ano: 71% das organizações implementaram iniciativas na área. Os dados são do estudo Panorama ESG 2024, realizado pela Amcham, em parceria com a Humanizada, e revelam crescimento de 24 pontos percentuais em relação ao ano anterior. 

O relatório aponta que 78% das empresas priorizam ações para mitigar impactos ambientais e sociais. Segundo a Amcham, o modelo econômico que busca proporcionar melhorias relacionadas à igualdade social, bem-estar da humanidade e redução de riscos ecológicos e ambientais é chamado de Economia Verde. O conceito propõe a adoção de processos voltados à maior eficiência no uso de recursos, redução da emissão de carbono, proteção da biodiversidade e inclusão social.

Para a implantação desse modelo, a gestão de processos é considerada fundamental. Por meio dela, a empresa pode analisar o impacto ambiental causado pelos seus produtos e serviços, minimizar o desperdício e o consumo dos recursos não renováveis e, assim, promover uma transformação das práticas internas. 

De acordo com a Green Paperless, após avaliar os impactos existentes, é preciso identificar áreas de melhoria para, posteriormente, a empresa definir metas e objetivos realistas para iniciar a transformação.

O estudo aponta, ainda, que os principais fatores para o sucesso de práticas sustentáveis são a capacitação e o desenvolvimento de lideranças e colaboradores (56%), a importância de integrar a sustentabilidade na estratégia de negócios da empresa (48%) e a previsão de recursos financeiros adequados para viabilizar as iniciativas ESG (47%).

Dessa forma, a criação de um plano de transição para a cultura verde deve englobar treinamentos, capacitação de profissionais, campanhas de conscientização e programas de incentivo, analisando outras empresas e instituições da mesma área para entender quais ações podem ser replicadas.

Mapeamento dos processos auxilia na implementação de práticas sustentáveis

 

A transformação em uma empresa verde exige compromisso e planejamento antecipado, pois requer mudanças e estudos. Pensando nisso, a gestão de processos ajuda a mapear, analisar e aprimorar as operações de uma organização para atender às metas de sustentabilidade.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) explica que o mapeamento de processos ajuda a apresentar as partes envolvidas, detalhar as atividades que o compõem e mostrar quais são as decisões tomadas ao longo de cada etapa.

Pensando nisso, investir em uma plataforma de modelagem de processos online pode ser o caminho para realizar esse trabalho. Também conhecida como Diagrama BPMN (Business Process Modeling Notation), a ferramenta permite visualizar e otimizar os processos, ajudando as empresas a gerenciarem suas atividades.

 

Ao visualizar todas as operações em um diagrama estruturado, é possível verificar os recursos e insumos utilizados em cada atividade e identificar pontos críticos, como onde ocorrem desperdícios de água, energia e matéria-prima. 

 

Após a análise, a organização consegue pensar, por exemplo, em como substituir equipamentos e maquinários por modelos mais eficientes em termos de consumo e como os resíduos prejudiciais à natureza podem ser descartados.

Empresas verdes são mais valorizadas pelo consumidor

 

Estudo encomendado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra que 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis, além de 64% deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético. 

Segundo o Sebrae, ser uma “empresa verde” é uma postura valorizada pelo mercado em todo o mundo. Empresas que seguem os princípios ESG são cada vez mais respeitadas pelo consumidor e pelas grandes corporações, que vêm aumentando o tom das exigências de sustentabilidade em toda a sua cadeia de fornecedores.

A prática vai além da redução do consumo de água e energia ou de utilizar produtos não poluentes. Consiste em assumir uma postura de respeito ao meio ambiente como parte de um conceito maior: a sustentabilidade. 

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