Economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Huw Pill disse estar "correta" a noção de que o BC britânico deve elevar mais o juro básico nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês), após ter sido a primeira dentre as principais entidades monetárias do mundo a subir juros desde o início da pandemia de covid-19.
"Consideramos que a inflação subjacente, gerada por fatores domésticos, precisa ser abordada com uma política monetária mais restrita e uma taxa bancária um pouco mais alta", disse o dirigente, em entrevista nesta quinta-feira à <i>CNBC International</i>.
Segundo Pill, o mercado de trabalho do Reino Unido está "mais apertado do que o BOE esperava" ao divulgar suas projeções no mês passado.
"Sem considerar a variante Ômicron, há razões para crer que as condições de emprego ficarão ainda mais apertadas", disse o economista.
Para ele, a nova cepa do coronavírus introduziu um "novo grau de incerteza" à política monetária e seu impacto sobre as dinâmicas econômicas deve ser observado.