Ederson Araújo é o treinador mais vencedor do futebol amador da grande São Paulo, na atualidade. Respeitado pela boleiragem, ele já é chamado de o Guardiola desse novo futebol semiprofissional
No futebol amador da Grande São Paulo você ter o apelido de Tite, José Mourinho ou Guardiola é um apelido que poucos têm,mas todos querem ter. É sinal que você é um treinador vencedor, revolucionário e respeitado por jogadores, dirigentes e torcedores do futebol amador.
Cada vez mais semiprofissional, o futebol amador da grande São Paulo movimenta cifras consideráveis. Para conquistar o campeonato amador do estado, O Vasco do Paraíso da cidade de Guarulhos/SP, desembolsou algo em torno de R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais). Com cifras tão altas para um futebol não profissional, foi-se o tempo que o treinador de um time vencedor do futebol amador da grande São Paulo era apenas um distribuidor de camisas, um cara boa praça, o dono do time. Entendendo essa nova realidade do futebol amador, o campeão amador do estado começou a conquistar o título quando foi buscar Ederson Araújo, um treinador com espírito de campeão, revolucionário, respeitado pela boleiragem.
No futebol amador da grande São Paulo, Ederson Araújo é o nome do momento. Ele é uma espécie de Guardiola desse futebol semiprofissional. Os principais títulos do futebol amador nos últimos anos foram conquistados por equipes comandadas por ele: Copa Kaiser, Bicampeonato da Copa Cecap e o campeonato amador do estado.
Além do conhecimento técnico que em pouco tempo o levará para o futebol profissional, Ederson Araújo é um “domador de feras” – treinador que sabe lidar com a vaidade dos jogadores e peculiaridades da categoria – do futebol amador. Ederson, sempre trabalhou com elencos recheados de ex-jogadores profissionais, foi assim no Nove de Julho da Casa Verde Alta e, principalmente, no Vasco do Paraíso, sempre com muito êxito.
Os primeiros passos de Ederson Araújo no futebol profissional são tão firmes que em pouco tempo ele andará sozinho e,certamente, ouviremos falar dos seus trabalhos em equipes das séries A3 e A2 do futebol paulista. Neste ano, ele fez parte da comissão técnica que conseguiu o acesso com o Atibaia da série A3 para a série A2 e comandou o time Sub-20 do Atibaia no campeonato paulista da categoria.
Com tantas qualidades, ele tem o respeito de toda coletividade do futebol amador da grande São Paulo, tornando-se “quase” uma unanimidade entre jogadores e presidentes de times desse futebol semiprofissional.
-O que pesou na escolha do Ederson Araújo foram as conquistas recentes do bicampeonato da Copa Cecap ,o título da Copa Kaiser e o acesso do Atibaia para a série A2, onde o mesmo foi auxiliar técnico. Quanto ao futuro dele no Vasco vai ser difícil segurá-lo porque ele é o treinador do momento,uma espécie de Guardiola. Logo, logo ele estará no futebol profissional – Disse, Celso José, presidente do Vasco do Paraíso, campeão do amador do estado 2015.
-Acompanho o trabalho do Ederson há algum tempo. Foi um prazer trabalhar com ele nesse amador do estado. Ele tem sua filosofia de jogo, um esquema tático definido que prioriza sempre o ataque, gosta de um jogo bem jogado. Particularmente, gosto muito do trabalho dele – Declarou, Mota, artilheiro do campeonato amador do estado 2015 com oito gols.
-Eu conheci o Ederson Araújo, durante a Copa Cecap deste ano,ele é inteligente e com muita visão tática de jogo que poucos tem hoje no futebol amador. Ele é um grande amigo dentro e fora de campo, espero que essa parceria dure por muito tempo – Disse, o goleiro Júlio César, que trabalhou com o Guardiola de futebol amador, no Nove de Julho e no Vasco do Paraíso.
-Sou suspeito para falar dele porque nos conhecemos há bastante tempo. Trabalhamos juntos no Atibaia, Nove de Julho da Casa Verde Alta e agora no Vasco do Paraíso, sempre conquistando títulos. É um cara muito inteligente,um treinador diferenciado e que vocês ouvirão falar muito dele – Disse, o zagueiro Kauê, um dos líderes do elenco campeão do amador do estado.
– O Ederson é um cara humilde e competente. Ele tentou jogar futebol como zagueiro, mas logo desistiu – risos -Ele percebeu que o seu talento é fora de campo. Ele conquistou vários títulos,mas seu nome começou a aparecer no Nove de Julho, com as conquistas da Copa Kaiser e o Bicampeonato da Copa Cecap. Ederson é um cara que está sempre fechado com os jogadores, se tiver que brigar com os dirigentes por nós, ele briga. Acho que isso o diferencia dos demais treinadores do futebol amador. Todos os boleiros gostam e respeitam o seu trabalho porque percebem que ele conhece muito. Conquistamos vários títulos juntos – Disse, o atacante Mosquito, um dos destaques do futebol amador da grande São Paulo.
Valorizado com a conquista do campeonato amador do estado, principal título estadual desse novo futebol semiprofissional, Ederson Araújo está com o seu futuro indefinido. Se preferir, continuará no time campeão estadual, mas o futebol profissional parece ser o próximo passo do Guardiola do futebol amador.