Cidades

Edifícios ambientalmente corretos ganham espaço em Guarulhos

A cidade já tem obras sustentáveis mas, no mês que vem, deve ganhar o primeiro empreendimento comercial sustentável da cidade O Clavi Ecco Tower

Hoje não basta construir. É necessário construir causando o menor impacto possível ao meio ambiente da localidade. Guarulhos já tem obras sustentáveis mas, no mês que vem, deve ganhar o primeiro empreendimento comercial sustentável da cidade O Clavi Ecco Tower, vai ter certificação pelo selo Aqua (Alta Qualidade Ambiental) de sustentabilidade, concedido pela Fundação Vanzolini, da USP. Para ganhar a certificação, o empreendimento precisa medidas que reduzam o impacto ambiental da construção e da operação diária do empreendimento.

O prédio, localizado na avenida Tiradentes, terá soluções como cinco elevadores inteligentes com antecipação de chamadas, melhor aproveitamento da iluminação e ventilação naturais para todas as salas e ambiente específico para a classificação de resíduos em cada pavimento.

Outro edifício sustentável de Guarulhos é o prédio da Faculdade Eniac, no Centro, que em 2006 adotou o programa ‘Qualidade Total e construiu o Green Building (Prédio Verde), que atualmente abriga também o colégio. Durante a obra, os resíduos foram reaproveitados e descartados de maneira sustentável. A edificação foi projetada em uma posição que garante o aproveitamento dos ventos da região, eliminando a necessidade de utilização de ar-condicionado nas salas de aula.

Posso ajudar?