Artistas interessados em obter recursos para a execução de ações e projetos culturais na cidade devem inscrever seus projetos para o edital da Lei Paulo Gustavo até esta quinta-feira (4).
A lei viabiliza aporte financeiro no setor cultural em todo o país e a verba em Guarulhos será de R$ 2.273.451,84, destinados ao setor audiovisual.
O montante será disponibilizado para projetos de digitalização de acervo audiovisual, festival audiovisual, formação audiovisual, pesquisas sobre audiovisual, produção de curta-metragem (até 25 minutos), produção de curta-metragem estreante (até 15 minutos), produção de longa-metragem (documentário), produção de longa-metragem (ficção), produção de videoclipe (de três a seis minutos), produção de websérie e publicações sobre audiovisual.
Entre os requisitos estão ter 18 anos ou mais, residir ou ter sede em Guarulhos e ser um agente cultural (pessoa física, coletivo ou grupo sem CNPJ, representado por pessoa física ou jurídica com fins lucrativos).
O edital pode ser encontrado no Diário Oficial publicado no dia 23 de fevereiro, página 28.
A lei
Aprovada em 2021, durante a pandemia de covid-19, a Lei Paulo Gustavo é um símbolo de resistência da classe artística, já que o coronavírus limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista-símbolo da categoria, vitimado pela doença.