Cidades

EDP comemora Mês da Mulher reafirmando metas para promoção da equidade de gênero

A EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, celebra o Mês da Mulher comemorando avanços e reforçando sua jornada de ações afirmativas e compromissos para promover a equidade de gênero. A Companhia, que tem como meta chegar a 20% de mulheres na liderança até o fim deste ano, viu este indicador crescer 39% desde 2020, quando oficializou este compromisso, fechando 2021 com o índice em 18,7%. Além disso, em 2021 a Organização ganhou sua primeira vice-presidente mulher e alcançou 33% de representatividade feminina em seu Conselho de Administração – o triplo da média nacional, ficando na terceira posição entre as empresas listadas em Bolsa com o maior número de mulheres nessa instância administrativa.

As ações também ocorreram para além dos muros da companhia. No ano passado, a EDP realizou duas turmas da Escola de Eletricistas Afirmativa para Mulheres, programa de formação profissional em parceria com SENAI. Lançada de maneira pioneira em 2018, a iniciativa já realizou quatro turmas afirmativas, sendo que 68% das profissionais foram contratadas como eletricistas pela EDP ou por empresas parceiras.

Além disso, em 2021, em parceria com o Instituto das Pretas, a Empresa realizou o 1º Desafio EDP de Empreendedorismo Periférico. O projeto, uma imersão em inovação e empreendedorismo de 133 horas de formação, beneficiou mulheres que residem e possuem negócios em regiões periféricas em municípios dos estados de Espírito Santo e São Paulo e que nunca participaram de outro projeto de aceleração.

“Estamos avançando de maneira consistente em nossas políticas de diversidade e na promoção da equidade de gênero. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer e seguiremos buscando ampliar a presença feminina dentro da Companhia e em lugares de destaque na sociedade como um todo”, destaca Fernanda Pires, vice-presidente de Pessoas e ESG da EDP no Brasil.

Para 2022, a agenda de equidade de gênero seguirá recebendo atenção com projetos de desenvolvimento e aceleração de carreira. Ainda no primeiro semestre de 2022, serão lançadas mais três turmas da Escola de Eletricistas Afirmativa para Mulheres. Até o fim de 2022, a EDP terá investido cerca de R$ 1,6 milhão em programas de capacitação e desenvolvimento de carreira voltados para grupos sub-representados dentro e fora da Companhia.

Tags