As duas unidades de atendimento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guarulhos foram contempladas pelo Programa de Eficiência Energética – PEE – da EDP, distribuidora de energia elétrica da região. A cerimônia que comemora a finalização das instalações aconteceu nesta segunda-feira, 26/11, na sede da instituição.
A APAE de Guarulhos atende atualmente 523 pessoas, com sede no bairro Vila Rio e Santa Mena, atuando na promoção da saúde de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, apoiando sua inclusão social e incidindo na defesa de seus direitos.
Com o projeto da EDP, que substituiu 216 lâmpadas de maior consumo pela tecnologia LED, será possível reduzir o consumo de energia dos prédios referente à iluminação em até 15%, o que equivale ao gasto médio mensal de cerca de 80 famílias. Além disso, há uma redução também com a manutenção dos equipamentos, já que a durabilidade da lâmpada LED é de cerca de 25 mil horas (cerca de sete vezes mais que lâmpadas incandescentes). O novo sistema gera, ainda, menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
O projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos – CPP 001/2017 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Inscrições abertas para projetos de eficiência energética
A EDP está com as inscrições abertas para a edição 2018 da Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética. Neste ano serão disponibilizados R$ 5,8 milhões para propostas voltadas à eficiência energética. As inscrições podem ser feitas pelo site https://edpsp.gestaocpp.com.br/.
As iniciativas devem abranger benefícios públicos e privados, promovendo a transformação por meio da eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica. O objetivo é incentivar propostas que contribuam com o combate ao desperdício e redução do consumo de energia na área de concessão da EDP.
A Chamada Pública da EDP beneficia ações de pessoas físicas e jurídicas que visem a melhoria ou a substituição de instalações na rede, equipamentos e sistemas de controle de uso de eletricidade, afim de reduzir o consumo de energia em residências, comércio, indústrias, prédios públicos e particulares, hospitais públicos e entidades beneficentes, iluminação pública, entre outros.