Foram prorrogadas até o dia 22 de fevereiro as inscrições para o terceiro e último módulo da 9ª edição do Energy Starter, programa global de inovação aberta da EDP. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de negócios para enfrentar desafios do setor de energia, alinhados às áreas estratégicas da companhia, e representa uma oportunidade para startups que desejam escalar suas soluções de forma acelerada.
As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do programa.
Foco em soluções para clientes e descarbonização
O módulo Soluções para Clientes busca startups capazes de apoiar consumidores no processo de descarbonização, com implementação ágil e operação eficiente, incluindo o segmento de geração descentralizada.
No Brasil, o cenário de abertura gradual do mercado livre de energia amplia as oportunidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras, especialmente para empresas que atuam com eficiência energética, energia renovável, gestão de consumo e tecnologia aplicada ao setor.
Etapas do processo seletivo
Após a inscrição, as startups passam por:
-
Pitch online
-
Seleção para participação em um bootcamp, nos dias 27 e 28 de maio
Durante o bootcamp, os participantes irão acelerar projetos-piloto e modelos de negócio em parceria com a companhia.
Os projetos selecionados serão totalmente financiados pela EDP, com acesso a ativos em operação e acompanhamento contínuo da equipe da empresa. O objetivo é garantir que as soluções estejam alinhadas às necessidades reais do setor energético e avancem rumo à viabilidade comercial, criando oportunidades de parcerias de longo prazo e contribuindo para a transição energética.
Presença global e atuação no Brasil
Com operação comercial em quatro continentes, a EDP atende mais de três milhões de clientes residenciais e empresariais. A empresa é líder no fornecimento de eletricidade em Portugal, destaque em energia solar descentralizada para empresas na Europa e uma das principais companhias globais em contratos de longo prazo de energia renovável.
No Brasil, a EDP foi pioneira na comercialização varejista de energia em 2018, antecipando-se à abertura do mercado livre. Atualmente, a companhia permanece entre as líderes do segmento, figurando no Top 5 do país.


