A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza segunda-feira (13/05) a escolha de 1.030 vagas para agentes de organização escolar. Foram convocados candidatos aprovados no concurso público regional realizado em abril do ano passado. Apenas na Região Metropolitana de São Paulo são 309 postos.
Os selecionados devem comparecer à diretoria regional de ensino para a qual se candidataram nos horários indicados por cada unidade na convocação publicada em 4 de maio no Diário Oficial do Estado. Os postos disponíveis também podem ser consultados no Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br).
A ação é continuidade ao provimento de postos do concurso público realizado no ano passado, cujas vagas foram autorizadas pelo governador Geraldo Alckmin. Recentemente, 6.298 vagas já foram preenchidas em abril. Esses servidores foram nomeados a partir de decreto publicado na terça-feira (07/05) no Diário Oficial do Estado. Outros 960 candidatos aprovados no concurso também escolheram vagas nos dias 25 e 26 do mês passado e aguardam a nomeação. Os postos oferecidos no próximo dia 13 são remanescentes das escolhas anteriores.
A chamada obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação final por região. O candidato deverá comparecer munido de documentos pessoais (RG e CPF), ou se fazer representar por procurador legalmente constituído. Assinada a ficha de escolha de vaga pelo candidato ou seu procurador, não será permitida, em hipótese alguma, desistência ou troca da vaga escolhida, sob qualquer pretexto. O candidato deverá fornecer, obrigatoriamente, e-mail pessoal a ser utilizado para recebimento de informações por meio do sistema GDAE. Não haverá nova oportunidade de escolha de vaga ao candidato retardatário ou ao que não atender à chamada no dia, horário e local determinados.
Entre as atribuições do agente de organização escolar, estão: zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade; orientar os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar; controlar a movimentação dos alunos nas dependências da escola e imediações; auxiliar na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 840,00.