Em relação à reportagem publicada à página 4 da edição desta quarta-feira do HOJE, a Secretaria Municipal de Educação informou que não adere ao Saresp, porque trata o processo de avaliação institucional com a seriedade que a questão merece e não adere a este ou aquele sistema apenas por ‘modismos.
Segundo nota enviada ontem à Redação, "as Escolas da Prefeitura aplicam a Prova Brasil que geram o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação. Mais de nove mil alunos do 5º ano participam desta etapa" e prossegue dizendo que "participando do IDEB, desde sua criação, as Escolas da Prefeitura sempre superaram as metas estabelecidas pelo MEC. Em 2007 a meta projetada era 4,2 e o Ideb observado foi 4,5; em 2009 a meta projetada era 4,6 e Ideb observado foi 4,8".
A Secretaria ainda informou que "A qualidade da Educação na Rede Municipal é comprovada por aquele que talvez seja o melhor dos indicadores: as famílias dos alunos". Para finalizar a pasta informou que "está trabalhando muito para melhorar ainda mais a qualidade social da Educação na nossa cidade, e portanto, entendemos que não é politicamente correto fazer campeonato ou provocar disputa entre as redes públicas".