Cidades

EDUCAÇÃO – Nova reitora assume com o desafio de assegurar crescimento da UNG

Em cerimônia realizada na última sexta-feira, no Campus Guarulhos-Centro, a Universidade Guarulhos empossou sua nova reitora, a profa. dra. Luciane Lúcio Pereira.

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, a docente, que ocupava desde 2010 o cargo de vice-reitora Acadêmica, comandará a UnG pelos próximos dois anos.

Emocionada, a nova reitora disse estar honrada por assumir o cargo e agradeceu à família, ao chanceler da UnG, professor Antonio Veronezi, pela confiança, e ao prof. Alexandre Estolano pelos desafios dos últimos anos. "Desde quando cheguei à Instituição me senti acolhida. Será um enorme desafio e uma grande honra dar continuidade ao ótimo trabalho em desenvolvimento. Estamos hoje entre as melhores universidades do País, com boas notas, alto índice de empregabilidade de alunos e egressos, iniciativas inovadoras, como o credenciamento do ensino a distância, pesquisas de ponta e muitas ações de responsabilidade social", pontuou.

A professora Luciane fez um retrospecto da Universidade, citando fatos desde sua abertura, em 1970, até sua transformação em Universidade (1985) e consolidação de seu ensino. Também falou sobre os desafios do ensino superior brasileiro privado. "A concorrência do setor é enorme, mas nem sempre ética; não contamos com apoio do poder público, embora sejamos responsáveis por 80% da educação superior; e temos de criar estratégias para conter a alta evasão, que tem como principal agente a defasada formação do ensino básico", enfatizou.


A nova reitora tem longa carreira nas áreas da saúde e educação. Graduada em Enfermagem pela PUC-SP, possui mestrado e doutorado na mesma área pela USP e especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Tem diversos artigos publicados e orientou dezenas de trabalhos, entre TCC, teses e dissertações. Acumula passagens por grandes instituições de ensino do país, em cargos de docência e gestão. É também professora convidada da Universidade Católica Portuguesa.


À frente da Reitoria desde o início de 2011, o professor doutor Alexandre Estolano, que fez sua segunda passagem pelo cargo (a primeira aconteceu entre os anos de 2000 e 2004), foi responsável pela implementação de mudanças na gestão e de novos projetos, como o credenciamento do ensino a distância e a internacionalização da UnG. "Sempre busquei fazer o máximo por esta casa. Foram 2.083 dias à frente da Reitoria (soma das duas gestões). Fico feliz em poder transmitir esse cargo a uma pessoa que admiro, tenho enorme respeito pelo trabalho, pela amizade e lealdade. Sem ela, não teríamos alcançado os ótimos resultados dos últimos anos. Desejo enorme sorte", enfatizou. Estolano continuará na Instituição desenvolvendo novos projetos.


Para o chanceler da UnG, Antonio Veronezi, que comandou a cerimônia de posse, os desafios da nova reitora são muitos, mas sua competência a ajudará nessa trajetória. "A profa. Luciane chegou tímida e aos poucos conquistou seu espaço, mostrou sua capacidade. Espero que ela faça ótima gestão e tenha ótimos dias à frente da UnG. Tenho certeza de que poderá contar com o apoio de cada um dos professores, funcionários e gestores dessa casa", disse.

Além de docentes, diretores de cursos, gestores e funcionários da Universidade, participaram da cerimônia o deputado estadual Fernando Capez, o presidente da Mantenedora da Universidade, Sebastião Lacarra, e o vice-presidente Financeiro, Luiz Certain.

Presente nas cidades de Guarulhos, São Paulo e Itaquá, a UnG possui mais de 16 mil alunos, matriculados em cursos de graduação, pós-graduação e nos programas de mestrado e doutorado. Uma de suas mais importantes marcas está no campo social. A Universidade atingiu a marca de 1 milhão de atendimentos sociais realizados nos últimos três anos. Outro destaque está no campo da pesquisa, com estudos de referência nacional e internacional.

Posso ajudar?