A Prefeitura deu início às obras do CEU Continental, na manhã desta-terça-feira, em uma área de 8 mil metros quadrados, próxima à avenida Transguarulhense. A unidade se diferencia das demais por ser a primeira do gênero no Brasil a obter a Certificação Processo AQUA – Construção Sustentável, concedido pela Fundação Vanzolini. "O CEU Continental será importante no processo de aprendizagem de nossos alunos, mas também ajudará muita gente a refletir sobre a necessidade de protegermos e preservarmos o nosso planeta", afirmou o prefeito Sebastião Almeida.
Segundo o prefeito, a unidade terá uma escola municipal e uma creche, com capacidade total de atendimento para 1.300 alunos, além de salas multiuso, ginásio poliesportivo, biblioteca, telecentro, piscina para crianças, vestiários e auditório para 150 pessoas. Na parte superior do prédio, ficarão as piscinas – a semi-olímpica, com seis raias, e a infantil, todas dentro das normas de acessibilidade. Na laje há um ‘rio seco (calha), que coletará toda a água pluvial para reutilização nos sanitários. "O projeto foi desenvolvido com atenção aos mínimos detalhes exigidos para que a obra fosse considerada uma edificação sustentável", disse Almeida.
O projeto do CEU Continental ainda prevê na cobertura do telecentro e da biblioteca um sistema de placas de energia solar, que será utilizada para iluminação e aquecimento dos chuveiros. A fonte solar servirá também para adequar a temperatura interna das salas de aula e economizar energia elétrica. O prédio será dotado ainda de um corredor verde, com sistema natural de tratamento de água para irrigação de um lago artificial com peixes.
) complexo contará com laboratório de mudas, salas de atividades infantis, pátio coberto, refeitório e área de recreação externa, além de depósito de ferramentas e espaço para separação de resíduos sólidos e orgânicos. Todo entulho produzido na obra será reutilizado na própria construção, ‘zerando a geração de lixo, de acordo com o projeto 100% sustentável.
Certificação – A Certificação Processo AQUA – Construção Sustentável – baseia-se nos desempenhos de eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde de um empreendimento, sendo emitida pela Fundação Vanzolini em parceria com Sustainable Bulding Alliance. O documento atribui notas e traça o perfil ambiental do empreendimento, em quesitos como gestão de energia, gestão de água, gestão de resíduos e qualidade sanitária dos ambientes, entre outros.