Educação

Educação promete aumento de carga horária dos alunos e construção de 27 escolas para 2012

Secretário da pasta garantiu ainda reformas nas unidades já existentes

Durante audiência orçamentária, o secretário de Educação, Moacir de Souza, garantiu a construção de 27 novas escolas para o próximo ano além de 34 novas quadras e a cobertura de 18 ginásios – já existentes – e aumento da carga horária dos alunos.

"Para que as construções se efetivem, temos que desenvolver todo o projeto de engenharia e arquitetura e cadastrá-lo até 30 de novembro. Atualmente nossos esforços estão concentrados em garantir áreas públicas já devidamente regularizadas para construir essas escolas", afirmou. O orçamento da pasta teve um crescimento de 15%, ampliando a receita para R$ 566,8, porém 47% serão destinados para o pagamento de pessoal e encargos; 42% para outros custeios e apenas 11% para investimentos.

Dentre os projetos para 2012 está o aumento em uma hora na carga horária dos alunos de 41 escolas, eliminando assim o turno das 11h às 15h, mantendo apenas dois períodos: um das 7h às 12h e o outro das 13h às 18h; a melhoria e qualidade do ensino infantil; a garantia de que no ano que vem nenhuma criança com idade entre 4 e 5 anos fique sem vaga na creche e um investimento específico na escolarização de jovens e adultos.

Serão investidos também em novas unidades de ensino como a EPG Sítio São Francisco, com capacidade para 1.200 alunos; EE Cumbica, 1400; EPG Maria Dirce, 700; e da EPG Recreio São Jorge, 840. Além disso, haverá a construção de 5 Centros de Educação Unificado (CEU), sendo um em Cumbica, com capacidade para 1.890 alunos; os CEUs Parque São Miguel, Itapegica e São Domingos, todos para 1.050 alunos.

Posso ajudar?