Em parceria com o governo federal, a Prefeitura de Guarulhos propõe construir 27 novas creches em Guarulhos a partir de 2013. A previsão é de que as vagas no ensino infantil dobrem. A novidade foi anunciada pela atual secretária da educação, Neide Marcondes Garcia, em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (21) no Plenário da Câmara Municipal.
A construção das creches se inicia em janeiro do próximo ano. O investimento do governo federal foi conseguido pelo ex-secretário da educação e atual vereador reeleito em 2012, Moacir de Souza (PT). "A marca de 27 creches e de 18 mil novas vagas é histórica para a cidade", afirmou a secretária.
Com orçamento 13% maior que em 2012, de R$ 633 milhões, a Secretaria prevê estender a permanência de 5 horas na escola, vigente em 41 creches, a mais duas instituições. Também estão previstas a construção de cinco novas quadras cobertas nos bairro do Bonsucesso, Acácio, Santa Lídia, Uirapuru e Cocaia. Em relação aos CEUs, seis já estão com a primeira fase de construção concluída, dois estão em construção e mais dois tem o início das obras em 2013.
As escolas fundamentais do Sítio São Francisco e do Taboão, que estavam sendo levantadas, serão entregues ainda em 2013.
Os vereadores Índio de Cumbica (DEM), Romildo Santos (PSDB), Moacir de Souza (PT), Auriel Brito (PT) e Guti (PV) foram à tribuna questionar questões pontuais do orçamento colocadas pela secretária, entre elas, os principais desafios para atender crianças com menos de quatro anos e a implantação das creches anunciadas.