Dia de eleição é também sinônimo de materiais publicitários dos candidatos espalhados em grande quantidade pelas vias da cidade. Após o último dia 2, data em que se realizou o primeiro turno das eleições municipais, a Prefeitura de Guarulhos estima o recolhimento de aproximadamente 40 toneladas dos famosos "santinhos" e outros panfletos das ruas guarulhenses.
Apesar do grande volume de materiais despejados nas ruas de Guarulhos, em especial, nas proximidades dos locais de votação, a Prefeitura não revelou e tampouco informou se houve alguma ocorrência oriunda dos materiais espalhados nas vias, que pudesse resultar em acidentes a populares. No dia da eleição, o GuarulhosWeb flagrou o momento em que uma senhora caiu em frente a UNG, depois de ser atingida por uma moto que não conseguiu frear, devido aos santinhos jogados no chão.
A Prefeitura ressalta que o despejo de materiais eleitorais é irregular e que por conta de ação proibida foram disponibilizadas equipes para o trabalho de limpeza em 175 locais de votação, porém, não revelou a quantidade total de locais. A Administração também não informou o custo para realizar esta operação em toda cidade.
No entanto, esta ação envolveu equipes da Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Meio Ambiente e Proguaru. Os trabalhos foram iniciados no dia 2 nos locais que possuem o maior número de seções eleitorais e durante a semana, outros locais foram contemplados.
De acordo com a Prefeitura, estima-se que foram retiradas cerca de 36 toneladas de material de campanha das ruas. Contudo, a mesma não revelou quais serão os procedimentos adotados para fiscalização de despejo dos materiais de propaganda e limpeza dos locais de votação para o pleito do próximo dia 30 deste mês.