Estadão

Eleições 2022: PCdoB declara apoio a Fernando Haddad para o governo de SP

O PCdoB formalizou nesta quinta-feira (3) o apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) para o governo de São Paulo. Paralelamente a este apoio, o PCdoB também tem negociado a construção de uma federação com o PT, o PV e o PSB, sendo que este último que já tem uma candidatura própria para o Estado, o ex-governador Márcio França.

A candidatura de França tem sido um dos principais empecilhos entre o PT e o PSB para a formalização de uma federação entre as legendas, uma "fusão" que une as siglas por pelo quatro anos. Nenhuma das legendas quer abrir mão de suas candidaturas próprias para o Estado.

No Twitter, o deputado Orlando Silva (PCdoB) classificou Haddad como um nome "capaz de liderar as forças progressistas para vencer as eleições em São Paulo". Ao <i>Broadcast Político</i>, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o deputado afirmou que a federação defendida pela sua legenda incluiria o PT, PSB e PV, "e nesse ambiente expressamos a opinião de que Fernando Haddad reúne algumas das melhores condições para liderar essa Frente".

"Salientamos ser muito importante abrir diálogo com o PSOL e Rede, e assim, unificar nosso campo político", ressaltou. "Tudo isso sem deixar de reconhecer a legitimidade do PSB e PSOL apresentarem suas candidaturas", completou Orlando.

Atualmente o PSOL tem como pré-candidato ao governo paulista o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

Posso ajudar?