Cidades

Eleitores têm até amanhã para regularizar título

Entre os serviços oferecidos estão: a segunda via do título, transferência de zona eleitoral, regularização

Os eleitores de Guarulhos têm até amanhã para regularizarem sua situação com a Justiça Eleitoral. O prazo é uma exigência da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que determina o fechamento do cadastro eleitoral em todo o país, com 151 dias antes das eleições.

Segundo José Francisco Neto, chefe da 278ª Zona Eleitoral do município, cerca de 90 pessoas têm comparecido diariamente ao cartório para regularizar a situação. "Houve um aumento significativo na procura pelos guarulhenses desde o mês passado, principalmente para efetuar a transferência do título de eleitor", ressaltou Neto.

Dentre os serviços oferecidos está a segunda via do título de eleitor; a transferência de zona eleitoral, para quem mudou de endereço; regularização no caso de pessoas que já estão há três eleições sem votar e para aquelas que ainda não justificaram o voto nas últimas eleições.

Já a primeira emissão do título de eleitor, pode ser solicitada também pela internet (no site do Tribunal Superior Eleitoral).

Mas, para aqueles que precisam estar em dia com a Justiça Eleitoral é bom não deixar para a última hora. "Geralmente muitas pessoas acabam esperando o último dia para vir até o cartório. Isso sobrecarrega o nosso sistema e faz com a demora seja muito maior. Por isso a dica é que aqueles que precisam regularizar a situação nos procurem o mais rápido possível", ressaltou Neto.

Portadores de deficiência física podem escolher região onde votar

No caso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida que ainda votam em escolas sem acessibilidade – com rampas de acesso, elevador, calçadas rebaixadas etc.- também podem transferir seu título para qualquer zona eleitoral.

Para escolher votar em outra escola mais próxima de casa ou em salas no piso térreo, basta comparecer em seu cartório eleitoral com documento com foto, comprovante de residência e de votação nas últimas eleições.

"O voto de uma pessoa com deficiência física é mais que um direito adquirido, é o caminho para a plena dignidade", afirmou Firmino Manoel da Silva, coordenador da Secretaria de Pessoas com Deficiência Física e Mobilidade Reduzida (PCD), da Prefeitura.

Endereços dos cartórios eleitorais

176ª Zona Eleitoral
Rua Luís Faccini, 344 – Centro

185ª Zona Eleitoral
Avenida João Veloso da Silva, 981 – Cidade Jardim Cumbica

278ª Zona Eleitoral
Rua Luís Faccini, 344 – Centro

279ª Zona Eleitoral
Rua Luís Faccini, 346 – Centro

393ª Zona Eleitoral
Avenida Ítalo Brasileiro Piva, 83 – Picanço

394ª Zona Eleitoral
Rua Cariri-Açu, 77 – Cidade Jardim Cumbica

395ª Zona Eleitoral
Rua Cariri-Açu, 77 – Cidade Jardim Cumbica

Posso ajudar?