O ator Ryan Gosling, que interpreta o papel de Ken no filme Barbie, criticou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood por não ter indicado a diretora e a protagonista do filme, Greta Gerwig e Margot Robbie, para o Oscar. A lista foi divulgada na terça-feira, 23.
"Não existe Ken sem Barbie – e não existe um filme de Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas que são as verdadeiras responsáveis por esse filme histórico, que é sucesso mundial. Dizer que estou decepcionado por elas não terem sido indicadas seria um eufemismo", afirmou o ator, que foi indicado para a categoria de melhor ator coadjuvante, em comunicado à imprensa.
Barbie foi indicado para oito categorias: melhor filme, canção original, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, direção de arte, figurino e design de produção.
A ausência de Gerwig, entre os diretores, e de Robbie, entre as atrizes, foi uma das principais surpresas da lista de indicações para a premiação.
<b>Decepção</b>
America Ferrera, que viveu a personagem Gloria e concorre ao prêmio como atriz coadjuvante, também mostrou sua decepção com a situação. "Fiquei incrivelmente desapontada por elas não terem sido indicadas", disse à <i>Variety</i>. "O que Margot alcançou como atriz é realmente inacreditável", completou.
Na internet, muitos também se revoltaram com a ausência das duas, refletindo sobre a mensagem do filme, que luta contra questões como o machismo e o patriarcado.
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>