No levantamento feito pelo Guarulhos HOJE, dos 1.128 candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 15 são ex-vereadores, que já venceram e foram derrotados em eleições passadas e agora querem uma nova chance.
É o caso da candidata ao Legislativo e presidente do PMDB em Guarulhos, Adriana Afonso, que já foi vereadora em dois mandatos consecutivos, no período de 2001 a 2008, e agora busca novamente estar entre os 34 eleitos para a Câmara. "Como já fui vereadora em outros anos isso se torna um diferencial, uma vez em que eu conheço os problemas que a cidade tem e já participei das atividades do Legislativo", afirmou Adriana.
Além disso, muitos já ocuparam cargos importantes, como o candidato Edson David, vereador por seis mandatos – tendo a sua primeira candidatura em 1976 – e presidente da Câmara em 1990. "Consegui muitas melhorias para a minha região e vejo que a minha ausência na Câmara deixou esses bairros esquecidos. Além disso, acredito que a população confia em quem já trabalhou muito e tenho a certeza que eles saberão reconhecer isso nas urnas", ressaltou David.
Com o slogan "Ele está de volta" Sebastião Alemão também faz parte da lista de ex-vereadores que querem voltar. Eleito pela primeira vez em 1996 e reeleito em 2000, Alemão também foi presidente da Casa de Leis.
"Deixei a Câmara em 2004 para concorrer à Prefeitura, durante esses anos fiz uma reflexão e sei da minha importância no Legislativo fiscalizando o Executivo e cumprindo a Constituição. Além disso, nunca perdi uma eleição para vereador e me sinto muito mais bem preparado hoje do que quando assumi pela primeira vez", ressaltou Alemão que também foi prefeito de Guarulhos entre novembro e dezembro de 2000. Outro nome é o de João Dárcio Ribamar Sacchi (PTN), que foi vereador entre 2001 e 2004 e foi secretário de Segurança Pública, no mandato do atual prefeito, Sebastião Almeida.
De olho no seu voto