Política

Eli Corrêa Filho perde prestígio no partido e não consegue indicação para ser vice de Garcia

O deputado federal Eli Corrêa Filho (União Brasil) se frustrou ao não conseguir a vaga de candidato a vice-governador na chapa do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputará a reeleição em São Paulo. Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, o parlamentar foi responsável por um racha dentro do próprio partido no momento em que o União Brasil indicou Geninho Zuliani para a vaga.

Corrêa tinha como principal trunfo ser amigo pessoal de Garcia. Ele alegou que Zuliani é parlamentar de primeiro mandato, diferente dele que milita na política desde 1998 e foi próximo de Garcia nos tempos de DEM. O deputado teria ido reclamar diretamente com Garcia e com Milton Leite (União), presidente da Câmara Municipal de São Paulo e um dos principais articuladores da candidatura de Garcia.

O inconformismo de Eli Corrêa Filho acabou sendo ainda maior ao perceber que a escolha por Zuliani se deu por interferência direta do governador, segundo informa o jornal. No entanto, pesa contra o deputado a queda que vem tendo em suas votações mais recentes. Em 2018, apesar de reeleito deputado, teve 92.257 votos, contra 134.138 obtidos quatro anos antes em 2014, uma queda de 31,2% em seu eleitorado. Em 2016, foi derrotado quando tentou ser prefeito de Guarulhos e teve cerca de 15% dos votos na disputa contra o atual prefeito Guti.

Posso ajudar?