Estadão

Elon Musk lançará aplicativo de vídeos em smart TVs para concorrer com YouTube, diz revista

A rede social X (ex-Twitter), mais popular como plataforma de publicação de textos curtos, planeja lançar nos próximos dias um aplicativo de streaming de vídeo para smart TVs, de acordo com informações da revista <i>Fortune</i>, que cita uma fonte anônima de dentro da empresa. A novidade, segundo a revista, estará disponível para smart TVs Amazon e Samsung. O X não comentou.

A <i>Fortune</i> afirma que o objetivo de Elon Musk, dono do X, é que a rede social tenha maior participação no mercado de streaming de vídeo, como parte de um plano para que a plataforma seja mais atraente para influenciadores e anunciantes online. Ele quer incentivar os usuários a assistirem "vídeos longos em uma tela maior" e já pediu que criadores de conteúdo migrem seus vídeos para o X, alegando que poderão se beneficiar de fluxos de receita de anúncios aprimorados.

A nova plataforma seria "idêntica" ao aplicativo de TV do YouTube, rede com a qual Musk quer rivalizar, segundo a fonte da revista – que ainda afirma que Musk também quer competir com outros serviços, entre eles a plataforma de transmissão ao vivo Twitch, o aplicativo de mensagens criptografadas Signal e o fórum Reddit.

A estratégia surge em meio a uma perda de usuários e anunciantes pelo X. Em relatório divulgado na semana passada, a Edison Research indicou que houve uma queda de 30% no uso da plataforma nos Estados Unidos no último ano.

Em relação à publicidade, responsável pela maior parte da receita do X, Musk também enfrentou problemas recentemente: houve um êxodo de anunciantes depois que o bilionário endossou uma teoria da conspiração antissemita no fim de 2023. Ao pedir desculpas pela postagem, ele afirmou que os anunciantes estavam tentando "chantageá-lo", usou palavrões e disse às marcas: "Não anuncie".

O valor do X também caiu desde a compra por Musk, em outubro de 2022. A multinacional financeira Fidelity, que contribuiu com mais de US$ 300 milhões para a compra da rede social por Musk, divulgou que, considerando o período até o final de novembro de 2023, o valor do X é 71,5% menor do que no momento da sua compra de US$ 44 bilhões.

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