Artigos

Em 2016 podemos mais

Início de ano é um momento importante para refletir sobre as ações do ano que findou e para usar as lições aprendidas para o próximo ciclo. Os orientais nos ensinaram as técnicas do KAIZEN, que significa mudança para melhor, no qual devemos evoluir sempre.
 
Neste espaço, gostaria de fazer alguns registros sobre a atuação da AGENDE no ano de 2015. Cabe registrar que no início do ano publicamos a carta do Presidente, incentivando a necessidade de realizar as transações comerciais internamente, para fazer frente ao difícil cenário econômico e político que se apresentava:
 
i)                    Projetos de inovação: a AGENDE atuou fortemente na gestão da Incubadora, permitindo a manutenção do projeto e buscando ajudar as empresas iniciantes a enfrentar o difícil cenário econômico. Promoveu cursos, palestras e reuniões para promover as empresas. Também, aprovou junto a SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo) os projetos para obter recursos para o estudo do Centro de Inovação Tecnológica de Guarulhos, o qual será fundamental para a constituição do futuro Parque Tecnológico na Cidade;
 
ii)                   Informações qualificadas: instituiu o Núcleo de Pesquisa, o qual produziu inúmeros cadernos de alta qualidade, com temas variados como a Memória e o Desenvolvimento de Cumbica, a questão Logística da Cidade e o aprofundamento da discussão sobre o abastecimento hídrico em Guarulhos. Produziu estudos de alta qualidade sobre o movimento aeroportuário, os repasses do ICMS do Estado de São Paulo à Guarulhos e antecipou o resultado da perda de posições do Munícipio no ranking econômico, com o lançamento do Caderno das Projeções Econômicas. Além disso, manteve o acompanhamento mensal dos empregos na Cidade, produto que se tornou tradiconal.
 
iii)                 Capacitação: apesar de não poder atuar na plenitude da capacidade, manteve o padrão de qualidade na execução dos cursos de Oportunidade ao Jovem e Bolsa Emprego. Conseguiu por meio de parcerias com empresas, que os jovens oriundos dos programas conquistassem a oportunidade do primeiro emprego. Montou uma estrutura de excelência para a execução dos cursos, através do CPT (Centro de Capacitação Profissional e Tecnológica), o qual obteve o credenciamento do ESTADO para funcionar como escola, além de requalificar sua equipe de profissionais. Os serviços prestados ao programa CEU (Centro de Educação Unificado) da Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarulhos manteve o padrão de qualidade.
 
iv)                 Desenvolvimento Econômico: promoveu a discussão de temas altamente relevantes para a Cidade com Palestras de especialistas e fórum para debates, a discussão da desindustrialização, dos ambientes de inovação e perspectivas do futuro permearam a agenda da Instituição. Além disso, foram realizadas operações corpo a corpo para a manutenção das empresas instaladas e a atração de outras, sendo recebido o Prêmio pela INVESTE SÃO PAULO pela instalação da empresa Atento.
 
v)                  Gestão Urbana: promoveu com os deputados estaduais eleitos pelo Município, palestras na AGENDE com a participação de todas as entidades relevantes. Como pauta foi apresentada a lista de demandas das entidades, as quais foram discutidas e posteriormente e colocadas na pauta dos representantes do povo no Legislativo. Exemplos: a) carta de referência para a minuta do projeto de Lei para a Segurança Pública e; b) participação nas reuniões (última 22/12) com a Secretaria de Transporte Metropolitano do Estado junto com os Deputados Estaduais, Secretários e Prefeito para melhorias na reorganização urbana e na mobilidade, com incremento na linha do metrô e no projeto do Trem de Guarulhos para que não fique apenas no Aeroporto de Cumbica, mas que seja estendido até o Bairro do Bonsucesso.
 
Além disso, foram constantes as reuniões com Secretários e Vereadores para a solução de problemas pontuais da Cidade que demandaram opiniões técnicas.
 
vi)                 Requalificação – aplicou técnicas de gestão que permitiu: i) qualificar e racionalizar o seu quadro de profissionais; ii) definiu  a missão e manteve o foco nas atividades principais; iii) renegociou dívidas e pagamentos. Com destaque, a corajosa decisão da Diretoria de ceifar atividades não ligadas a missão da entidade. A parte Institucional foi remodelada e modernizada para atender a nova dinâmica das entidades do terceiro setor. A Entidade aumentou o número de associados em 15% em 2015.
 
A AGENDE tornou-se uma entidade mais flexível e leve para responder aos anseios da sociedade de Guarulhos, tendo como principal missão o desenvolvimento econômico e a inovação, portanto, apropriada para gerir os ambientes de inovação e concentrar as energias nas três linhas de atuação da entidade: Núcleo de Pesquisas, Núcleo de Inovação e Núcleo de Capacitação.
 
Novos projetos são esperados com a Instituição do NESP (Núcleo de Estudos e Pesquisa de Segurança Pública), com a parceria com a DESENVOLVE-SP para ofertar créditos para as empresas, com a expectativa de parceria com o SEBRAE-SP na Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos e no projeto Inova Guarulhos e com o ambicioso projeto de um Núcleo de Gestão Pública para estudar a Cidade, sob a perspectiva urbana, de gestão e das cidades inteligentes.
 
Espera-se que no atual momento, os desafios sejam superados e novas parcerias sejam realizadas com o Poder Público Local para que a Entidade prestadora de serviços de alta qualidade, continue a ser referência para outros municípios.
 
Aarão Rubens de Oliveira é empresário e presidente da Agende (Agência de Desenvolvimento Econômico) de Guarulhos

Posso ajudar?