Cidades

Em 9 dias, casos confirmados de Covid-19 dobram em Guarulhos, mortes triplicam 

Mortes confirmadas por coronavírus passaram de 12 em 9 de abril para 34 neste sábado; casos já são 216

 O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 9 de abril indicava que Guarulhos tinha naquele dia 107 casos confirmados de Covid-19. As mortes eram 12 naquela data. Neste sábado, só nove dias depois, a Prefeitura divulgou 216 casos confirmados, entre os 2.978 suspeitos. O número de óbitos já é praticamente o triplo. 34 contra 12 naquela quinta-feira.  

Os números confirmam a escalada rápida da doença na segunda maior cidade do Estado, que – por ter a maior população depois da capital – segue na vice-liderança em casos confirmados. Graças à ação rápida da Prefeitura que se adiantou em diversas ações para garantir o isolamento social, os hospitais locais – a exemplo de alguns de São Paulo – ainda não se encontram superlotados.  

No Centro de Combate ao Coronavírus, o hospital de campanha de Guarulhos costruído em 6 dias no Parque Cecap, dos 70 leitos, apenas 11 estão ocupados. Mas os casos graves predominam. Dos 11 internados, seis ocupavam os leitos de UTI neste sábado. Há 10 no local.  

Durante live neste sábado, o secretário municipal de Saúde, José Mário Stranghetti Clemente, desabafou: “Vamos tomar cuidado com as nossas vidas e as vidas dos nossos funcionários, parentes e amigos. Não acordem no desespero, no choro compulsivo de perder alguém. Acordem enquanto há tempo para acordar”, disse. 

Posso ajudar?