Saúde

Em ano de pandemia, cobertura de vacinas registra queda em Guarulhos

Das dez vacinas aplicadas nas crianças, apenas uma apresentou redução no percentual

Obrigatória durante os dois primeiros anos de vida, a cobertura de vacinas caiu em Guarulhos no primeiro semestre de 2020, em comparação com os anos anteriores. O balanço da Secretaria Municipal da Saúde aponta que há vacinas com índices próximos de 20% inferiores à última campanha.

Os índices, realizados com base na população estimada para essa faixa etária, foram medidos até o fim de junho e, por consequência, refletem o impacto do período de isolamento social por causa do coronavírus. 

Das dez vacinas aplicadas nas crianças, apenas uma apresentou redução no percentual: a Pentavalente. Contudo, essa unidade sofreu desabastecimento em 2019. A tetra viral foi a que mais caiu, de 95,65% para 73,65, índice de 22%. 

A vacina contra a poliomelite, tão comum na infância, foi a segunda com maior redução. De 97,34% em 2019, caiu para 78,89% neste ano. A adesão à vacina contra a hepatite A, por exemplo, foi mais de 12% menor do que na temporada anterior. A tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, caiu 11,1%.

Também sofreram reduções: BCG (8%), rotavírus (10,1%), Pneumo 10 V (13,8%), Meningo C (13,1%) e febre amarela (11%). A única alta, conforme mencionado acima, foi a pentavalente (4,2%).

Posso ajudar?