Cidades

Em avaliação, TRT de Guarulhos transmite audiências ao vivo pela internet

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Guarulhos iniciou na última segunda-feira, 16, um projeto piloto para transmissão de audiências, ao vivo, pela internet. De acordo com o Blog Federal, parceiro na implantação, aproximadamente 1000 pessoas acompanharam os trabalhos realizados pelo TRT no município. A proposta é encabeçada pelo juiz federal Ali Mazloum e pelo juiz titular da 4ª Vara Trabalhista de Guarulhos, Flávio Laet.
 
Naquela oportunidade foram transmitidas nove audiências. Segundo os idealizadores, o objetivo é o de aproximar os alunos de direito das atividades dos tribunais, isso por que durante o período de aprendizagem é necessário e obrigatório o acompanhamento justificado das atividades realizadas. Mobilidade urbana e tempo escasso são fatores apontados pelos magistrados com dificuldade dos estudantes.
 
“No dia a dia, a gente vê essa dificuldade do aluno em cumprir esta etapa do curso, que é obrigatória”, disse o juiz federal Ali Mazloum sobre os motivos que o levou a realizar a transmissões de suas audiências no TRT com o intuito de facilitar a vida dos acadêmicos. No entanto, o mesmo também não revelou ou ao menos manifestou a intenção em dar sequência ao projeto elaborado.
 
Já o juiz titular da 4ª Vara Trabalhista de Guarulhos, Flávio Laet, afirmou que a transmissão no TRT da 2ª Região, nesta segunda-feira, 16, foi apenas um piloto de um projeto que deve ser posto adiante pelo magistrado. Ele entende que a ideia é uma forma de ajudar na formação dos futuros juízes, promotores, advogados e outros profissionais da área.
 
 
 
“O mais importante é você permitir essa vivência prática do acadêmico. Se ele visualiza a audiência, ele vai entender melhor esse instituto visto na teoria”, concluiu o juiz, que destacou ainda a importância de aproximar a Justiça dos acadêmicos.

Posso ajudar?