Cidades

Em busca de imagem melhor, EDP Bandeirante muda sistema elétrico em creche da cidade

Empresa investe R$ 925 mil em oito hospitais e intituições nos municípios onde atua

A creche Joana Darc, localizada no Jardim São Paulo, em Guarulhos, terá substituídos 94 pontos de iluminação, compostos basicamente por lâmpadas incandescentes de 60 watts e fluorescentes tubulares de 40 watts, por sistema moderno de luminárias reflexivas e reatores eletrônicos de alto rendimento energético e maior vida útil.

A iniciativa faz parte do Programa Eficiência Energética, promovido pela EDP Bandeirante Energia , como forma de melhorar a desgastada imagem que a empresa tem nas cidades onde atua. O convênio prevê melhorias em oito instituições e hospitais beneficentes em vários municípios de São Paulo.

O objetivo da empresa é melhorar os sistemas de iluminação e aquecimento solar das instituições, com a substituição de equipamentos de baixo rendimento energético por outros mais econômicos e eficientes. Porém, o projeto não prevê direcionamento às questões de segurança, como por exemplo, a minimização de riscos de incêndio devido a falhas no sistema.

Segundo a EDP Banderiante, "os benefícios vão muito além da economia de energia e da redução de demanda no horário de ponta, em vista que serão instalados sistemas modernos com alta vida útil". A empresa entende que as mudanças reduzem consideravelmente os custos operacionais com manutenção e reposição, convertendo esse orçamento em melhorias para as instalações, beneficiando diretamente os usuários da creche.

Além da Creche Joana Darc, serão contempladas com o programa as Santa Casa de Misericórdia de Suzano, Mogi das Cruzes e Cachoeira Paulista, os hospitais Municipal e Francisca Júlia, ambos em São José dos Campos e as entidades beneficentes Asilo Lar Fraternal e Lar Batista de Crianças, as duas em Jacareí.

A Bandeirante fará um investimento de R$ 925 mil. Com isso, a previsão é a de que o programa gere uma economia de energia elétrica de 733 MWh/ano, equivalente ao consumo de 305 unidades residenciais.

Atendimento da empresa deixa a desejar

Apesar dos esforços em melhorar a imagem junto aos consumidores, a EDP Bandeirante é uma das empresas de prestação de serviços que mais geram insatisfação em Guarulhos .

As reclamações, comuns em diversas reportagens publicadas nos últimos três anos pelo HOJE, vão desde casos de queda de energia com frequência em várias regiões, até problemas na medição do relógio e demora de atendimento na única agência que a empresa mantém em Guarulhos.

Moradores da Vila Progresso, na região central da cidade, por exemplo, reclamam da intermitência constante na rede elétrica, além da interrupção da energia por várias horas, depois que uma chuva considerada de baixa intensidade atingiu a cidade.

Na ocasião, outros bairros também tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido, como a Vila Galvão, Jardim do Papai, Vila Rosália, Gopoúva e Jardim Zaíra, segundo informações da própria Bandeirante.

As respostas da EDP Bandeirante são sempre as mesmas. " A empresa está preocupada em fornecer energia elétrica de qualidade para todos os seus clientes e investe em modernidade, eficiência e alta tecnologia. Sendo assim, a distribuidora realiza regularmente serviços de melhoria na rede elétrica".

Posso ajudar?