Cidades

Em campanha salarial, condutores descartam paralisação de ônibus em Guarulhos

Funcionários das empresas de transporte público de Guarulhos, que têm data base agora em maio,  iniciaram a campanha salarial de 2017 com o pedido de 5% se aumento real mais o índice de inflação acumulada nos últimos 12 meses, segundo informa o o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo (Sincoverg). Além disso, a categoria exige outros benefícios como cota de 30% de mulheres por função e proibição da terceirização. Até esta quinta-feira (4), nenhuma reunião para negociação foi realizada, conforme informou a entidade. 
 
A categoria aprovou em duas assembleias realizadas em 31 de março a pauta de reinvindicações que será apresentada aos representantes dos empresários. Por enquanto, o Sincoverg não sinaliza com qualquer paralisação dos serviços como pode ocorrer em São Paulo, onde o Sindicato dos Metroviários discute uma possível greve nesta sexta-feira. 
 
Confira a pauta aprovada pela assembleia:
– Índice da inflação mais 5% de aumento real;
– Proibição de terceirização em qualquer função;
– Cota de mulheres de 30% por função;
– Ticket: 30 folhas no valor de R$28/folha;
– PLR no valor do salário nominal do motorista;
– Meia hora de almoço remunerada.
 
O GuarulhosWeb encaminhou demanda para os representantes das empresas de ônibus. Devido ao assunto ainda estar em estágio preliminar, a Guarupass optou por não se manifestar neste momento.

Posso ajudar?