O debate entre os candidatos à Prefeitura de Guarulhos, Lucas Sanches (PL) e Elói Pietá (Solidariedade), realizado pelo portal G1 nesta sexta-feira, em São Paulo, repetiu embates anteriores, com trocas de acusações, perguntas não respondidas e propostas evasivas.
Os dois candidato tentaram mostrar o que pretendem para a Saúde no município, mas em momento algum apontaram soluções efetivas para problemas que se repetem em muitos municípios brasileiros.
Logo no primeiro bloco, em que o tema era determinado, Elói questionou Lucas porque não incluiu a construção de hospitais em seu programa de governo. Durante suas respostas, falando que importa mais sua palavra, Lucas enfatizou que fará para funcionar o que está parado. “Primeiro a gente vai fazer, por exemplo, o Hospital Pimentas funcionar, que tanto na sua gestão quanto na do Almeida, do PT, largou lá destruído, com dois andares parados e sem funcionar”.
Elói retrucou alegando que Lucas é o candidato do “blá-blá-blá”, termo utilizado várias vezes ao longo dos debates pelos dois, quando se referiam a propostas evasivas ou respostas sem conteúdo. “No meu programa de governo está escrito que vamos fazer o hospital da região de São João, que vamos concluir o Hospital da Mulher e que vamos equipar os dois andares ainda faltantes do Hospital Pimentas”.
Depois, os dois enveredaram para o campo de acusações.
Considerações finais
Lucas Sanches:
“Eu quero falar com você que me assistiu até aqui. Eu sou o próximo prefeito de Guarulhos, se Deus permitir, e eu tiver a sua confiança. Eu tenho certeza que, se você comparar, nós temos as melhores ideias e propostas para mudar o futuro da cidade. E o único que pode impedir essa volta do PT, representada por Elói, Almeida, que foi o pior prefeito da história do PT, junto com o Alencar e toda essa turma de companheiros. A mudança está aqui, então faz o 22. Se você está chegando agora nesse debate, eu peço que você assista desde o início. Você vai ver um candidato, uma disputa entre passado e futuro entre ataques, mentiras que inclusive já não colaram e não deram certo no primeiro turno. E, do lado de cá, está a mudança. Eu quero ser o seu prefeito para a gente mudar juntos a história da cidade de Guarulhos. E para a gente mudar, convence um amigo que ainda está indeciso, convence um amigo, um familiar que porventura votou em outro candidato no primeiro turno. E eu tenho certeza que você vai conseguir convencer eles também de que o 22, prefeito Lucas Sanches, é a mudança que a cidade precisa”.
Elói Pietá:
“Eu peço a você, eleitor e eleitora de Guarulhos, que trabalhe com a experiência de quem já fez a comprovação de gestão honesta. Para que a gente possa fazer mais dois hospitais na cidade de Guarulhos, além dos três já da minha gestão, para que a gente possa fazer mais novas unidades básicas de saúde, reorganizar todo o sistema de Saúde, zerar a fila de creches e também melhorar enormemente o transporte coletivo. Tirar os crônicos engarrafamentos da cidade toda e voltar a ter amplas políticas sociais e também na área da Habitação. Eu quero valorizar todos os servidores públicos municipais porque nós somos a junção da experiência. Por isso, aquilo que nós nos comprometemos não é blá-blá-blá, é a realidade. Muito obrigado”.