Política

Em enquete do GWeb, 78% apontam que Elói Pietá acertou em sair do PT

Na última terça-feira (23 de janeiro), o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, enviou uma carta ao Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade anunciando sua desfiliação da sigla. Esta decisão marca uma reviravolta na trajetória política de Pietá, que em outros momentos afirmou que jamais deixaria o partido que ajudou a fundar na década de 80.

A notícia da desfiliação de Elói Pietá do PT reverberou na comunidade guarulhense e gerou discussões intensas sobre suas implicações para a política local, especialmente às vésperas das eleições municipais de outubro. Para entender a opinião dos cidadãos sobre esta decisão, o GWeb conduziu uma enquete entre seus leitores.

Os resultados da enquete foram reveladores: 78% dos participantes apoiaram a decisão de Elói Pietá de se desvincular do PT, enquanto 22% expressaram a opinião de que ele deveria ter permanecido no partido. Esses números revelam uma clara maioria de guarulhenses que respaldam a saída do ex-prefeito do Partido dos Trabalhadores, historicamente investigado por esquemas de corrupção e rejeitado, nas últimas duas eleições, pelos munícipes.

A decisão de Elói Pietá de deixar o PT lançou uma sombra sobre o cenário político local, especialmente no que diz respeito à corrida eleitoral para a prefeitura de Guarulhos em outubro. Com a saída de Pietá, a esquerda na cidade se vê dividida, já que o PT terá como candidato o deputado federal Alencar Santana, enquanto Elói provavelmente se lançará por outro partido, com rumores indicando o Solidariedade, liderado pelo ex-prefeito Sebastião Almeida.

A divergência entre Elói Pietá e o PT surgiu devido à imposição, pelo Diretório Nacional do partido, do nome de Alencar Santana como candidato sem a realização de prévias, contrariando, segundo Pietá, o estatuto interno da sigla. Desde então, o político guarulhense vinha indicando sua intenção de sair do partido, visando as disputas municipais de 2024.

Elói, que nos anos 2000 já comandou o executivo da cidade, também disputou as eleições para prefeito em 2016 e 2020, sem sucesso. Na primeira ocasião, Pietá não chegou sequer ao segundo turno.

Com sua decisão de sair do PT e possivelmente se lançar como candidato por outra legenda, o político adiciona uma nova camada de complexidade ao já movimentado cenário político de Guarulhos, prometendo uma eleição municipal ainda mais dividida na classe progressista da cidade.

Posso ajudar?