Cidades

Em época de férias é preciso esquema especial de segurança nos condomínios

Primeiro passo é o síndico emitir uma circular a todos os condôminos sobre a necessidade de cuidados extras nesta época

No período das festas de Natal e Ano Novo, e o início das férias, os condomínios residenciais devem preparar um esquema especial para reforçar a segurança, já que boa parte dos apartamentos fica vazia.

De acordo com a administradora de condomínios Lello, o primeiro passo é o síndico emitir uma circular a todos os condôminos sobre a necessidade de cuidados extras nesta época. Porteiros, zeladores e faxineiros também devem receber orientações especiais.

Para os síndicos, a recomendação essencial é inspecionar o sistema de segurança, verificando o funcionamento do circuito de alarmes e TV interna do condomínio. Em edifícios com grandes áreas externas, os funcionários devem ser orientados fazerem rondas periódicas, especialmente no período noturno. Caso os condomínios tenham contratos com empresas de segurança patrimonial, é fundamental solicitar a intensificação das rondas na porta do edifício.

Segundo a administradora, uma prática tão comum quanto inadequada é o morador deixar a chave do apartamento na portaria. Caso haja a necessidade de regar plantas ou tratar de animais de estimação, os moradores devem entregar as chaves a um vizinho, parente ou amigo. Para isso, deve-se deixar uma autorização por escrito, com anuência do síndico, para que a pessoa possa entrar no prédio.

Os funcionários devem estar sempre atentos ao que acontece nas imediações do condomínio. Carros parados por um longo período, pessoas estranhas observando o movimento ou qualquer outro fato estranho deve ser comunicado imediatamente ao zelador, à empresa responsável pela segurança ou mesmo à polícia. E antes de abrir o portão da garagem, o porteiro deve procurar identificar quem está dentro do veículo.

A Lello orienta, ainda, que essas dicas são válidas não só para o período de festas, pois qualquer feriado prolongado exige cuidados redobrados. E, por isso, nunca é demais lembrar a mais básica das recomendações: verificar cuidadosamente as fechaduras de portas, janelas e sacadas.

Cuidado também na casa de veraneio

O litoral é o destino mais comum para a grande maioria dos moradores da grande São Paulo, todos em busca de descanso após mais um ano de muito trabalho. É bastante comum, nesta época, as pessoas estarem mais relaxadas e distraídas e é aí que está o perigo, já que os criminosos estão sempre atrás do alvo mais fácil, esperando apenas por um descuido da vítima.

Segundo o consultor em segurança Nilton Migdal, os bandidos também migram nas férias. "Cuidados comuns de serem tomados na cidade onde moramos não são seguidos em casas de veraneio; ao viajarmos, não nos preocupamos muito com o quanto nossa casa de temporada é segura, não nos preocupamos com o local onde estacionamos nosso carro. Detalhes como esses são importantes, pois uma pessoa prevenida reduz drasticamente a chance de ser alvo dos criminosos", revela.

Posso ajudar?