Mais de 500 estudantes do Ensino médio e Fundamental de nove escolas estaduais de Guarulhos, além de centenas de alunos, professores e voluntários do Colégio e Faculdade Eniac, além de vários empresários e expositores, participaram da FENIAC – Feira de Tecnologia do Eniac, realizada nos dias 25 e 26 de setembro, no prédio da instituição. Inédito em Guarulhos, o evento teve apoio da ACE Guarulhos, Ciesp Guarulhos, Gru Airport, Health Total, Instituto Ideal, Mary Kay, MLP e Sebrae-SP.
Inspirada na World Skills São Paulo 2015 – feira de competição organizada pelo Senai, em agosto, em São Paulo, e considerado o maior evento de competição de educação profissional do mundo -, a FENIAC contou com 11 competições simultâneas nas áreas de Ciências, Engenharia e Tecnologia – Sumo de Robôs; Futebol de Robôs; Segue Faixa (também competição de robôs); Programação CLP (Controles Lógicos Programáveis); Modelagem 3D; Torno-fresa; Maratona de Programação; Green Game; Ponte de Macarrão; Curta Minuto; e Tudo acaba em Pizza. Também foi realizada uma exposição de mais de 100 trabalhos acadêmicos da educação superior, técnica e básica, e diversas ações educacionais e lúdicas para mais de 150 crianças de comunidades carentes da região.
Segundo Fernando Domingues, diretor de Inovação e Novos Negócios do Colégio e Faculdade Eniac, o objetivo da Feira era colocar o estudante como protagonista. “E isso foi conquistado com maestria, do fundamental à graduação, os alunos trabalharam muito para mostrar o seu melhor e, conversando com eles, podemos observar que até eles ficam impressionados com que são capazes de realizar, com as motivações e suporte adequado”, disse o diretor de Inovação do Eniac.
Além dos apoiadores, a FENIAC contou com vários patrocinadores, como a SENSE, que fez sorteio de produtos; a Aurora, patrocinou a competição Tudo acaba em Pizza, e fez um stand com seus produtos; a Bio Planet, no qual apresentou em seu stand como funciona o processo de reciclagem do óleo vegetal em biodiesel, além de várias outras empresas na área de Engenharia e Logística que trouxeram protótipos de última geração em seus stands. “Quando nós, como educadores, vemos o resultado consolidado, não há como não ficar emocionado, afinal isso prova que a educação é transformadora", completou Fernando Domingues.