Estadão

Em grande fase, Marcus DAlmeida conquista 6º título brasileiro de tiro com arco

O Campeonato Brasileiro de tiro com arco terminou neste sábado, em Maricá, no Rio de Janeiro, com títulos individuais de Marcus D Almeida no masculino e de Ana Luiza Caetano no feminino. Para Marcus, que tem apenas 23 anos e vive uma grande temporada, foi o sexto ouro da carreira na disputa individual do torneio nacional.

A medalha do jovem arqueiro veio após uma vitória por 7 a 1 sobre Bernardo Oliveira, que ficou com a prata, enquanto Matheus Zwick levou o bronze para casa. Marcus conquistou mais dois ouros, um na competição masculina por equipes, disputado ao lado de Marcelo Costa Filho e Mateus Almeida, e outro nas duplas mistas, atirando junto com Ane Marcelle.

Os três títulos deste sábado apenas reforçam o grande momento do atleta, nono colocado na Olimpíada de Tóquio. No final de setembro, nos Estados Unidos, ele se tornou o primeiro medalhista da história do Brasil na história do Mundial da categoria ao conquistar a medalha de prata. Seis anos antes, já havia feito história ao ganhar um ouro no Mundial Júnior, no que foi um anúncio do que estava por vir.

Na final, Marcus D Almeida foi logo abrindo 4 a 0 sobre Bernardo. Sofreu um ponto e depois fez mais três seguidos para fechar a sexta conquista nacional individual com imponentes 7 a 1.

Nas disputas femininas, Ana Luiza Caetano levou o ouro depois de vencer Marina Gobbi, de virada, por 6 a 2. A medalha de bronze ficou com Ane Marcelle, que levou o ouro nas duplas mistas com Marcus, batendo Ana Luiza e Marcelo Costa Filho na final, além de ter vencido a disputa feminina por equipes, ao lado de Ana Luiza e Natalie Souza.